Fuzileiros do Minho promovem conferência sobre tradições vimaranenses
No próximo sábado, a Delegação dos Fuzileiros do Minho, com sede em Guimarães, vai desenvolver uma conferência sobre as raízes vimaranenses, com o presidente do município, Ricardo Araújo. O evento realiza-se no dia de Santa Luzia e no dia em que se assinala o 24.º aniversário da elevação do Centro Histórico a Património da UNESCO, no âmbito das celebrações do Dia Nacional do Marinheiro, que vão decorrer em Guimarães no próximo ano.
“A relação de Guimarães com as tradições ancestrais também se faz com o mar e esse é um dos temas que vamos aprofundar nesta conferência”, avança, em comunicado, o presidente da Delegação dos Fuzileiros do Minho, Fernando Almeida. A conferência é o segundo evento do pré-programa “Na Rota Para o Dia Nacional do Marinheiro 2026” que a Delegação dos Fuzileiros do Minho está a promover, “tendo em vista a celebração do Dia Nacional do Marinheiro, cuja cidade anfitriã será Guimarães em junho de 2026”, explica a instituição. O evento, que vai contar com a presença de Ricardo Araújo, vai desenrolar-se nas instalações do CAR – Círculo de Arte e Recreio, pelas 10h30, no dia 13 de dezembro.
Recorde-se que, em setembro, Guimarães foi selecionada para ser a cidade-anfitriã do Dia Nacional do Marinheiro já no próximo ano. Até à realização do certame, a Delegação dos Fuzileiros do Minho “criou um pré-programa com diversas tipologias promocionais de divulgação de um acontecimento que vai marcar o ano de 2026 em termos de vida associativa e cultural, com impacto no concelho de Guimarães”, descreve o comunicado.