Francisco Teixeira eleito líder do PS na Assembleia Municipal
Francisco Teixeira vai ser o líder do PS na Assembleia Municipal (AM) para o mandato recém-iniciado, que se estende até 2029. Antigo vereador municipal, na década de 90 do século XX, num dos executivos presididos por António Magalhães, o socialista foi eleito com 87,5% dos votos dos elementos do Grupo Parlamentar, em reunião decorrida na segund-feira, na sede da comissão política concelhia, no Toural.
Além de Francisco Teixeira, a direção da bancada socialista no órgão deliberativo municipal conta ainda com Ana Oliveira, Diana Silva, Joana Cunha, José Bastos, Maria de Jesus Carvalho, Paulo Lopes Silva, Pedro Mendes e Sérgio Salazar, membros eleitos diretamente para a Assembleia Municipal, e com três elementos que integram a AM na condição de presidentes de Junta de Freguesia: Augusto Mendes (Caldelas), Luís Abreu (Urgezes) e Sandra Martins (Vila Nova de Sande).
Apesar da coligação Juntos por Guimarães (JpG) ter sido a força política mais votada para a AM, o PS é o partido mais representado, em virtude de ter eleito mais presidentes de Junta de Freguesia nas Autárquicas de 12 de outubro. Os socialistas contam assim com 52 deputados municipais – 22 eleitos diretamente e 30 presidentes de Junta -, num órgão que reúne ainda 50 da coligação JpG – 25 eleitos diretamente e 25 presidentes de Junta -, seis do Chega, dois da CDU e um da Iniciativa Liberal.
A próxima reunião da AM decorre em meados de dezembro, incluindo, entre outros pontos de trabalho, a discussão e votação do Plano e Orçamento Municipal para 2026. Será a segunda sessão do mandato, depois da inaugural, realizada em 31 de dezembro, ter servido para eleger Rui Armindo Freitas, da coligação JpG, como presidente.