Francisca Jorge vai ser a primeira portuguesa num Grand Slam desde 2017
O jejum de tenistas portuguesas no Grand Slam – ou, pelo menos, no qualifying – está prestes a terminar graças aos recentes êxitos de Francisca Jorge. Ao derrotar a argentina Martina Capurro Taborda, número 157 do ranking WTA, a vimaranense de 23 anos conquistou, nesta quinta-feira, a oitava vitória consecutiva neste final de ano, selou o apuramento para as meias-finais do torneio ITF W60 de Vacaria, no Brasil, e, mais importante, assegurou uma participação inédita num qualifying de um dos quatro grandes torneios do ténis.
Depois de Michelle Larcher de Brito ter disputado o qualifying de Wimbledon em 2017, Francisca Jorge vai disputar o qualifying do Open da Austrália, em janeiro, após ter garantido um dos primeiros 230 lugares do ranking mundial até ao final deste ano.
O claro triunfo sobre a tenista argentina, por 6-3 e 6-4, selou, pelo menos, uma ascensão de 47 lugares no circuito mundial, do 271.º para o 224.º lugar. Francisca Jorge disputa o acesso à final nesta sexta-feira, perante a principal cabeça de série do torneio, a argentina Maria Lourdes Carlé, número 126 da hierarquia mundial. A vimaranense já disputou três finais em 2023.