skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
15 junho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Irmãs Jorge continuam donas e senhoras do ténis feminino nacional

Redação
Desporto \ segunda-feira, novembro 13, 2023
© Direitos reservados
Francisca e Matilde sagraram-se campeãs nacionais de pares pela quinta vez nos últimos seis anos e voltaram a disputar a final de singulares entre si. Francisca levou a melhor e é heptacampeã.

As duas tenistas portuguesas mais cotadas no ranking WTA foram as protagonistas do campeonato nacional absoluto de ténis, decorrido no Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras: as vimaranenses Francisca e Matilde Jorge sagraram-se campeãs nacionais de pares pela quinta vez nas últimas seis edições, numa final disputada na sexta-feira, e decidiram entre si o título nacional de singulares, no dia seguinte. Francisca levou a melhor e sagrou-se campeã nacional pela sétima época consecutiva.

Essa final de singulares, reedição das três épocas anteriores, começou equilibrada e acabou desequilibrada: as irmãs estiveram sempre próximas no primeiro set, mas Francisca (275.ª do ranking mundial) começou a fazer pender o encontro para o seu lado quando virou o resultado de 4-3 para Matilde (553.ª) para 5-4 a seu favor. As tenistas quebraram o serviço uma da outra nos dois jogos seguintes, antes de Francisca encerrar o set a seu favor por 7-5.

Vitoriosa no primeiro set, a heptacampeã nacional entrou no segundo a vencer, quebrou o serviço da irmã para o 2-0, ampliou a vantagem, e Matilde caiu definitivamente de rendimento. Francisca venceu o segundo set por 6-0 e selou mais um título, respondendo às duas vitórias de Matilde nos jogos mais recentes entre si, ambos para torneios internacionais.

Na final de pares, Francisca e Matilde derrotaram Angelina Voloshchuk e Sara Lança sem margem para dúvidas, por 6-0 e 6-1.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73