
Fórum das Pessoas com Deficiência promove ação sobre linguagem inclusiva
A iniciativa “Verbais ou não, temos voz e opinião” decorre esta quarta-feira, a partir das 15h00, em formato online, com a chancela do Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência.
Dotada de interpretação em Língua Gestual Portuguesa, a ação tem em conta a comunidade autista, abordando temas que a afetam, “criando pontes e quebrando e desmistificando os estereótipos e o isolamento, visando facilitar e melhorar a convivência e trabalho entre ambos”, refere a nota da entidade. “Além disso, promove o reconhecimento das pessoas autistas como parte da comunidade em geral, de todos os debates públicos e de todas as etapas das tomadas de decisão política”, conclui a nota.
Com a parceria da Associação Portuguesa Voz do Autista, a sessão contará com a intervenção de Eva Marques (Lia Wolf), coordenadora da Delegação de Guimarães, que abordará temáticas como a diversidade enquanto parte da humanidade e da natureza, a importância de reconhecer e valorizar a neurodiversidade, distinguindo entre pessoas neurodivergentes e neurotípicas.
A discussão inclui ainda dados estatísticos relevantes e a análise da simbologia e nomenclatura dentro da comunidade autista, terminando com “uma reflexão sobre os mitos e a desinformação em torno do autismo, evidenciando o impacto negativo que podem gerar”. A sessão inclui também uma análise às realidades vividas pela comunidade autista no passado, presente e futuro.