
Final do IV Torneio de Retórica das Escolas Secundárias de 21 a 22 de maio
Teve início esta quinta-feira, dia 21 de maio, no Auditório Nobre do Campus de Azurém da Universidade do Minho, a fase final do IV Torneio de Retórica das Escolas Secundárias de Guimarães, uma iniciativa promovida pela ASMAV em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães e os estabelecimentos de ensino secundário do concelho.
Durante todo o ano letivo, os alunos participantes envolveram-se em debates sobre temáticas complexas e atuais, culminando agora em disputas decisivas que prometem mostrar a excelência argumentativa dos jovens vimaranenses.
No primeiro dia das finais, a Escola Secundária Francisco de Holanda deu o pontapé de saída às 10h00, com o tema "Sim ou não ao serviço militar obrigatório para todos os jovens com dezoito anos?", debatido entre as turmas 11.º AV1 (Inês Salgado, Gonçalo Branco e Leonor Ribeiro) e 11.º CT3 (Clara Ribeiro, Santiago Lemos e M. Sousa Pinto).
Pelas 15h00, foi a vez da Escola Secundária das Taipas abordar a questão "Sim ou não à procriação médica assistida post mortem?", com os alunos do 11.º AVCT (Gabriel Abreu de Oliveira, Carolina da Silva Ribeiro e Gabriela Martins de Freitas) enfrentando os colegas do 11.º CT2 (Ana Francisca Silva, Francisco Filipe de Oliveira Luís e José Pedro Dinis Silva).
As finais prosseguem amanhã, dia 22 de maio. Às 10h00, a Escola Secundária Martins Sarmento debaterá o tema "Sim ou não a candidaturas não partidárias à Assembleia da República?", com a turma 11.º SE3 (Luísa Edith Vieira Martins, Ana Margarida Cardoso e Isabel Gomes) enfrentando a 11.º LH2 (Tomás Bravo Silva Carvalho, Helena Maria Fernandes e Sílvia de Freitas Dias).
Às 15h00, será a vez do Agrupamento de Escolas Santos Simões discutir a questão "Sim ou não aos prémios de quadro de mérito?", com a turma 11.º A (Ana Margarida Leite, Lucas Faria e Tiago Sousa) em debate contra o 11.º B (Diana Fernandes, Pedro Costa e Rodrigo Pereira).
Este torneio, mais do que uma competição, representa uma oportunidade única para os alunos desenvolverem competências essenciais de pensamento crítico, argumentação e expressão oral.