Fashion Film Festival abre inscrições. E também janela para o Mediterrâneo
O Guimarães Fashion Film Festival – festival de cinema de moda – está de regresso neste ano, para a nona edição, que traz um novo prémio, inspirado na cultura mediterrânica. Designada “Mediterrâneo, essência e tradição”, a categoria acolhe quaisquer filmes de moda inspirados no Mediterrâneo, nos seus valores e cultura – vestuário, artesanato, sentimentos e estilos de vida – que lhe estão associados há séculos.
Essa categoria junta-se a outras cinco: a dos filmes de Autor Independentes, a de Marca, a de Têxteis Técnicos, a de Têxteis-Lar na Competição Nacional – Guimarães é o coração português do setor –, a de Filmes Internacionais e a Alive Mobile. Nessa última competição, os candidatos têm de apresentar obras filmadas com smartphones, em formato Portrait ou Landscape, refere a publicação. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 07 de outubro, no portal do FFF. A categoria Marca acarreta prémios de 1000 euros cada para o melhor filme, o melhor realizador e a melhor fotografia, a categoria Autor Independente acarreta 1000 euros cada para o melhor realizador e para a melhor fotografia, enquanto a Alive Mobile 1000 euros para o melhor filme.
Sob o tema “Find your point of view” – “encontra o teu ponto de vista” -, a nona edição do festival volta a ser organizada pela Associação Selectiva Moda, em parceria com a produtora Farol de Ideias e o Município de Guimarães através do Guimarães Marca. Desde 2014, o festival já teve centenas de filmes candidatos, nacionais e internacionais.