skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Falsa partida. Reação prometedora e quebras de concentração comprometedoras

Bruno José Ferreira
Desporto \ quinta-feira, julho 27, 2023
© Direitos reservados
Desconcentrações no primeiro e no último minuto tiram brio a uma prestação com bons momentos na Eslovénia. Vitória agridoce com golos de Jota Silva, André Silva, André Amaro e Gonçalo Nogueira.

A estreia vitoriana na presente temporada, e também em solo esloveno, teve um pouco de tudo. O saldo final traduz-se num jogo com sete golos em que os pupilos de Moreno conseguiram um triunfo (3-4) que deixa a 2.ª pré-eliminatória da Liga Conferência Europa bem encaminhada.

Entre a carambola de emoções o Vitória SC entrou em jogo a perder; literalmente. Bastaram 18 segundos (!!!) – leu bem – para após sair com a bola o Vitória SC conseguir sofrer golo. Má entrega do esférico em zona central, equipa em contrapé e golo de Bobicanec.

Contudo, seguiu-se o melhor período dos conquistadores, que perante 2840 espetadores no Estádio Z’dezele tiveram uma reação prometedora. Apenas com um reforço no onze, João Mendes, foi André Amaro o central do eixo defensivo, mas foi a dupla de ataque que se destacou. Jota Silva e André Silva marcaram numa sequência de lances bem desenhados, destacando-se com as suas combinações na frente.

O empate chegou através de uma bola parada em que Jota Silva marcou de cabeça num gesto técnico de inquestionável qualidade. Cruzamento de Dani Silva, ainda numa zona distante da baliza o atacante fez o desvio triunfal. A cambalhota no marcador foi assinada com o momento da noite. Combinação entre os Silvas atacantes, vários toques com mestria de André Silva a dar para Jota Silva, que assistiu de primeira de cabeça, para André Silva invadir a área adversária e rematar para repor sobriedade ao marca

Mas, tal como o apagão inicial, a meio da segunda parte os vimaranenses soltaram um longo bocejo. A concentração voltou a andar alheada do relvado e Matko fez o empate ao recarregar uma defesa incompleta de Varela, aproveitando a passividade da equipa do Vitória SC.

Já com o jogo em quebra de ritmo, após várias substituições, o Vitória SC teve nova fase daquelas que agradarão aos adeptos. André Amaro disparou forte na ressaca de uma bola parada e recolocou o Vitória SC na frente na sequência de um lance de bola parada. Gonçalo Nogueira ampliou a vantagem ao aparecer bem na área em mais um lance de futebol ofensivo.

Já se faziam contas a um triunfo por dois golos de diferença, por ventura mais condizente com o diferencial entre as duas equipas, mas, tal como entrou alheado do jogo, também no derradeiro minuto o conjunto de Moreno descomprimiu e regressa a Portugal com um triunfo pela margem mínima, encaixando o terceiro golo.

A eliminatória estaria praticamente resolvida, passa a estar apenas bem encaminhada. O Vitória SC aparenta ser consideravelmente superior a este NK Celje, mas por culpa própria, à boleia de momentos de desconcentração comprometedores, traz da Eslovénia uma vitória com um sabor agridoce. A eliminatória resolve-se dentro de uma semana, no Estádio D. Afonso Henriques.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: