skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
10 outubro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Exposição “Pós-Laboratórios de Verão” inaugura a 11 de outubro no CIAJG

Sofia Rodrigues
Cultura \ terça-feira, outubro 07, 2025
© Direitos reservados
“Pós-Laboratórios de Verão” inaugura a 11 de outubro, às 17h00, no CIAJG, e pode ser visitada até 16 de novembro. Mostra reúne projetos de Catarina Braga, Dora Vieira, Renato Santos e Mariana Sardon.

No sábado, DIA 11 de outubro, às 17h00, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) inaugura a exposição “Pós-Laboratórios de Verão”, integrada na 11.ª edição do “Programa de Apoio à Criação Artística Laboratórios de Verão”, promovido pelo gnration, o CIAJG e a Solar – Galeria de Arte Cinemática. O programa visa “apoiar e desenvolver a criação artística na região”, segundo o comunicado da Oficina.

Após ter sido apresentada em setembro no gnration, a mostra chega agora ao CIAJG e concluirá a sua itinerância em dezembro, na Solar. A exposição reúne quatro projetos artísticos de Catarina Braga, Dora Vieira, Renato Cruz Santos e Mariana Sardon, que exploram diferentes perspetivas e sensorialidades, “mas dialogantes entre si”. As propostas foram selecionadas através de concurso aberto e desenvolvidas em residências artísticas com acompanhamento da artista, investigadora e curadora Joana Pestana.

Nesta edição, Catarina Braga apresenta "In Search of the Forgotten Image", um vídeo-ensaio que “narra a procura da sua verdade ontológica”, refletindo sobre “a matéria pós-natural e o papel da mediação tecnológica na nossa relação com a natureza”.

Dora Vieira expõe a instalação imersiva "Homúnculo", composta por peças escultóricas, pictóricas e projeção de vídeo que “evocam a complexidade da materialidade do corpo no contexto pós-humano”.

Renato Cruz Santos apresenta "Pedra de Memória", uma instalação audiovisual sobre “o imaginário, a paisagem e a identidade da comunidade de Caxinas”, explorando “diálogos entre temporalidades humanas e não humanas”.

Por fim, Mariana Sardon exibe "Botânica Electromagnética", uma instalação composta por cinco dispositivos interligados que “geram uma paisagem sonora dinâmica” inspirada em formas de vida e matéria “viva e não-viva, natural e sintética”.

De acordo com o comunicado, “a exposição afirma a heterogeneidade das propostas, ancoradas nos princípios de investigação, estéticos e conceptuais próprios de cada artista”, refletindo “a interdependência entre sistemas biológicos e tecnológicos” e desafiando “o conceito de natureza e a nossa convivência interpessoal e inter-relacional com o ambiente”.

A exposição “Pós-Laboratórios de Verão” estará patente até 16 de novembro no CIAJG. O espaço pode ser visitado de terça a domingo, das 9h30 às 13h30 e das 14h30 às 18h30.

Imagem: ©Laboratórios de Verão

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #124