skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
03 julho 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Executivo visita empreitada do novo Centro Logístico e Canil/Gatil em Aldão

Redação
Sociedade \ quarta-feira, julho 02, 2025
© Direitos reservados
A 30 de junho, o Executivo visitou a obra do novo Centro Logístico Municipal e a intervenção de requalificação e ampliação do Centro de Recolha Oficial (CRO) - canil e gatil municipal, em Aldão.

Na segunda-feira, dia 30 de junho, após a reunião do Executivo Municipal, o presidente da Câmara e os vereadores visitaram a freguesia de Aldão para verificar o ponto de situação de dois importantes investimentos do Município, nomeadamente a obra do novo Centro Logístico Municipal e a intervenção para requalificação e ampliação do Centro de Recolha Oficial (CRO), o canil e gatil de Guimarães.

Centro Logístico Municipal centraliza serviços e melhora condições de trabalho

Com um investimento estimado em cerca de 6,5 milhões de euros, o novo Centro Logístico da Câmara Municipal de Guimarães, atualmente em construção em Aldão, tem como objetivo centralizar os serviços operacionais do município, que contam atualmente com instalações na freguesia de Polvoreira. Estruturas que têm sido apontadas pelas condições desajustadas e que têm representado um constrangimento para os residentes, incluindo pela presença de coberturas em fibrocimento.

Tendo estes pontos em consideração, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, sublinhou a importância da obra visitada. "O que Guimarães faz, faz bem. Este centro concentra muitas áreas e proporciona melhores condições para quem aqui trabalha." O autarca deixou ainda um elogio à capacidade de concretização do município que faz "imensas obras e são obras bem feitas.”

Plantas 3D do novo Centro Logístico Municipal de Guimarães

Já a vereadora Sofia Ferreira destacou a relevância da nova localização das oficinas municipais e o impacto positivo na qualidade dos serviços. "Vamos centralizar todos os serviços, nomeadamente armazém, oficinas, abastecimento da frota municipal, e retirar as atuais instalações da freguesia de Polvoreira, cumprindo um compromisso com a população. Estima-se que cerca de 300 trabalhadores circulem nestas novas instalações, cujo término está previsto (no limite) até janeiro de 2026."

Para o vereador Ricardo Araújo, este é um investimento estruturante. "Estas novas oficinas vão permitir juntar vários serviços fundamentais. Já há muito tempo que era reivindicado. Este investimento permite melhores condições, mais eficiência e também resolver os problemas antigos sentidos pela população de Polvoreira."

 

CRO requalificado e ampliado gera mais capacidade e melhores condições para animais e técnicos

A visita incluiu também a obra de requalificação e ampliação do CRO – Canil e Gatil de Guimarães, também situado em Aldão. Atualmente com capacidade para 50 animais, o espaço acolhe 90, sendo que, após a intervenção, a capacidade aumentará para cerca de 100 animais.

Sofia Ferreira considera que, apesar de o número poder parecer pouco elevado, a obra "vai dar resposta às necessidades atuais e prevê a capacidade de resposta futura”. A vereadora enfatizou que o CRO terá melhores condições físicas, médicas e técnicas, o que permitirá reforçar o trabalho de adoção, esterilização e sensibilização da comunidade. "Aumentámos significativamente a capacidade de acolhimento e tratamento dos animais mas também as condições para que possam potenciaríamos ainda mais o trabalho ao nível da esterilização, no que respeita aos felinos das CED (Capturar-Esterilizar-Devolver), na adoção e um trabalho determinante de informação e sensibilização da comunidade", frisou a vereadora. Sofia Ferreira relembrou ainda que o objetivo não é "manter os animais eternamente no espaço", mas sim "acolhê-los com dignidade, prestar os cuidados necessários e promover a adoção responsável," afirmou a vereadora.

 

Obra de requalificação e ampreliação do CRO de Guimarães

 

A importância da articulação do trabalho entre as parcerias locais e o Município foi outro dos pontos destacados pela vereadora. "Temos colaborado com a associação de apoio aos animais de Guimarães e com os autarcas das freguesias. O grande desafio está na sensibilização e na informação, especialmente em casos onde a adoção é dificultada por fatores como a idade dos animais.", finalizou.

Ricardo Araújo, candidato à Câmara Municipal de Guimarães pela Coligação JpG, recordou que este foi um investimento há muito reivindicado. "Durante a última década batalhámos por este projeto. É uma responsabilidade pública garantir condições dignas aos animais abandonados. Esta requalificação representa um passo significativo.", recordou o vereador da oposição.

As duas obras visitadas fazem parte de um conjunto alargado de investimentos em curso no concelho. No final da visita, Domingos Bragança anunciou que, em breve, o executivo visitará outras intervenções em fase avançada, como a Escola-Hotel, o edifício de alojamento estudantil no Avepark, o novo centro de saúde na encosta da Penha, a escola de Pevidém e a futura Escola de Engenharia Aeroespacial, cuja adjudicação é apontada para julho.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #124