Este fim de semana, há cantar dos reis e abre-se a Capital Verde Europeia
Este sábado e domingo, Guimarães propõe iniciativas que vêm destacar o Dia de Reis, como também atividades que querem marcar a inauguração de Guimarães 26 – Capital Verde Europeia. No dia 10, a cidade vai estrear a primeira edição de "Guimarães Canta os Reis" e organizar 26 atividades gratuitas, distribuídas por vários pontos do concelho, no âmbito da inauguração oficial de Guimarães 26 – Capital Verde Europeia. No domingo, há concerto de Ano Novo, pelas 17h, na Igreja de São Francisco. Durante o resto da semana, há cinema e música.
"Guimarães Canta os Reis" durante dois dias
Este sábado, diferentes grupos folclóricos do concelho vão levar animar o centro histórico da cidade com música e cantares tradicionais. No primeiro dia da iniciativa, vão participar o Grupo Folclórico e Etnográfico de Lordelo, o Grupo Folclórico da Corredoura, o Rancho Folclórico de S. Cipriano de Tabuadelo e o Rancho Folclórico de Santo Estêvão de Briteiros. O Dia de Reis volta a ser celebrado no dia 17. Nesse sábado, saem à rua o Grupo Folclórico de Souto, o Grupo Folclórico da Associação Cultural e Recreativa de Conde, o Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pevidém, o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande e o Grupo Folclórico da Vila de Ponte.
Há música, poesia e dança na abertura da Capital Verde Europeia
A inauguração oficial de Guimarães 26 – Capital Verde Europeia realizou-se esta sexta-feira, mas a cidade vai “continuar a celebrar a sustentabilidade no fim de semana”. Este sábado, as atividades arrancam às 10h30. Os vimaranenses podem contar com “performances de dança no espaço público, atuações de bandas e grupos corais locais, recitais de poesia, oficinas de mobilidade suave – como a Educabicla – e um showcooking com o chef António Loureiro, no Mercado Municipal”, revela a autarquia.
Osmusiké cantam os reis no mercado
No sábado, pelas 9h30, os Osmusiké juntam-se para o cantar dos Reis no Mercado Municipal. O grupo pretende “preservar e manter as tradições” e reunir a comunidade num “ponto de encontro social e cultural”.
Mais um concerto de Ano Novo
No dia 11, pelas 17h, a Igreja de São Francisco vai acolher o concerto de Ano Novo. O espetáculo vai contar com os Jovens Cantores de Guimarães, sob a direção da maestrina Janete Costa Ruiz, e com o Coro Infantil Casa da Música, dirigido por Raquel Couto. O concerto, promovido pela Sociedade Musical de Guimarães, pretende assinalar simbolicamente “o início do novo ano”, reforçando “o papel da música coral na formação artística e cultural dos jovens, bem como o contributo das instituições locais na dinamização cultural do concelho”. O evento tem entrada livre.
Cineclube de Guimarães exibe “A Savana e a Montanha”
Na terça-feira, é dia de ir ver um filme. O Cineclube de Guimarães vai exibir, pelas 21h15, “A Savana e a Montanha”. A longa-metragem de Paulo Carneiro alia a ficção ao documentário e “retrata a luta dos habitantes de Covas do Barroso, no município de Boticas, para impedir um projecto da britânica Savannah Resources”. A entrada é livre.
Quinta-feira é sinónimo de “Late Night Jam”
Como já é habitual, todas as quintas-feiras, realiza-se em Guimarães uma Jam Session. Deste modo, no dia 15 de janeiro, o Tribuna volta a receber diferentes artistas (profissionais e amadores) e diversos instrumentos para proporcionar uma noite revestida música.