Este desafio enriqueceu o que sabemos sobre a fauna e flora de Guimarães
Foram adicionadas 31 novas espécies de fauna e flora à base de dados de da biodiversidade de Guimarães, que já contempla cerca de 350 diferentes espécies. Este é um dos dados da participação deste ano de Guimarães no desafio mundial City Nature Challenge, que decorreu de 30 de abril a 3 de maio. Foram mais de 300 espécies identificadas, num total de cerca de 500 observações de 80 participantes.
"Do conjunto de observações efetuadas pelos vimaranenses destacam-se as entradas da ave Pega-rabuda (Pica pica), das borboletas Fritilária-Dos-Lóios (Melitaea phoebe) e Esfingídeo-de-asas-transparentes (Hemaris fuciformis), esta última uma borboleta noturna que bate as asas tão rápido que consegue beber o néctar das flores enquanto voa. O grupo mais fotografado foi o dos insetos, com destaque para a abelha-do-mel (Apis mellifera)", indica o Laboratório da Paisagem.
Ao longo de quatro dias, vários agrupamentos escolares, brigadas verdes e aficionados pela natureza participaram nas várias iniciativas promovidas pelo Laboratório da Paisagem e pelo Curtir Ciência – Centro de Ciência Viva de Guimarães. "Ao longo dos últimos dias os nossos técnicos identificaram todas as espécies, tendo igualmente sido submetidas na plataforma internacional do City Nature Challenge", continua a nota informativa.
A base de dados da biodiversidade de Guimarães está aberta à participação de todos, mesmo depois de o desafio ter chegado ao fim. Os entusiastas podem continuar a alimentar a base de dados através da aplicação móvel Biodiversity GO! ou enviando avistamentos para o email geral@labpaisagem.pt.