Estão abertas as inscrições para o Banco de Terras de Guimarães
As candidaturas para inscrição de prédios agrícolas e florestais no Banco de Terras de Guimarães estão abertas até 15 de setembro, destacando-se a possibilidade de integrar os prédios inseridos na área geográfica da Penha, o que contribui no apoio à candidatura da Montanha da Penha como área protegida de âmbito local.
O Município de Guimarães lançou o Banco de Terras de Guimarães, primeiro Banco de Terras em Portugal, através da Incubadora de Base Rural de Guimarães. Um instrumento através do qual proprietários podem arrendar, ao Município, terrenos abandonados/sem utilização de que sejam detentores, para que este os subarrende a empreendedores com vontade em criar o seu próprio negócio agrícola, ou de base rural.
Nesse sentido, o proprietário sai beneficiado na medida em que valoriza os seus terrenos com potencial agrícola ou florestal, tem garantia de renda por parte do Município de Guimarães, recebe o património fundiário no mesmo estado de uso, ou ainda melhor do que o estado inicial e deixa de ter custos com a limpeza anual de vegetação, espécies arbustivas e manta morta.
Os proprietários interessados deverão consultar o Aviso de abertura de candidaturas disponível no site do Município de Guimarães.