Espetáculo de alunos das escolas EB 2 e 3 celebra 900 anos de São Mamede
Uma das iniciativas que vai assinalar os 900 anos da Batalha de São Mamede é o espetáculo “O primeiro dia”, com inúmeros alunos de todas as escolas vimaranenses do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. A Câmara Municipal de Guimarães aprovou, nesta segunda-feira, um contrato de prestação de serviços de 25 mil euros, por ajuste direto, para o período entre 2024 e 2028.
Nesse intervalo, o autor vimaranense Paulo César Gonçalves e todos os alunos que passem pelo 5.º ano de escolaridade entre os anos letivos 2023/24 e 2027/28 vão criar um espetáculo alusivo ao designado Dia Um de Portugal, assinalado, na cidade-berço, como feriado municipal. “Esta ideia de envolver os mais novos à volta dos 900 anos da Batalha de São Mamede serve para eles perceber a motivação de essa data ser feriado municipal e Dia Um de Portugal”, esclareceu o vereador municipal para a cultura, Paulo Lopes Silva.
A representante do CDS-PP na coligação Juntos por Guimarães (JpG) questionou se o trabalho abarcava somente as escolas públicas ou também as privadas. Paulo Lopes Silva esclareceu que o projeto se destinava às escolas tuteladas pelo município, mas o presidente da Câmara, Domingos Bragança, recomendou o convite para integrar as escolas privadas na iniciativa.