O teatro e o direito ao erro, à tentativa, ao espaço para experimentar
A intenção de elogiar o erro e de procurar um espaço para experimentar sem ter de acertar ou cumprir objetivos concretos traduz-se em "eRrAdO", o espetáculo para maiores de três anos da Plataforma285, que será exibido em 12 sessões no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor, entre 15 e 21 de junho.
O espetáculo com cocriação, texto e interpretação de Raimundo Cosme, cocriação e interpretação em Língua Gestual Portuguesa por Valentina Carvalho, cocriação, sonoplastia e texto de Conan Osiris, e cocriação e cenografia de Sara & André apresenta-se ao público escolar nos dias 15, 19, 20 e 21 de junho, às 10h30 e às 15h30, e ainda no dia 16 de junho, às 10h30, 14h30 e 16h00. A sessão para o público em geral, especialmente destinada às famílias, está marcada para as 16h00 de 17 de junho, sábado, com bilhetes a um custo unitário de dois euros.
Coproduzido pel’A Oficina, pelo Cineteatro Louletano, pelo Teatro Curvo Semedo (Montemor-o-Novo), pelo Teatro Aveirense, e pelo Teatro Municipal do Porto, o espetáculo experimenta, investiga outras formas, novas formas, formas ilimitadas, formas mais do que erradas, talvez não muito certas.
A pensar no público pré-escolar, a Plataforma285 contou também com escolas como parceiras desta aventura. Durante o mês de maio, em período de residência abriram portas para conversar com turmas do pré-escolar e do 1º ciclo, com crianças Surdas e ouvintes, para que estes pudessem esclarecer, apoiar e, em conjunto, errarem mais e melhor.
O espetáculo marca o regresso da Plataforma285, coletivo multidisciplinar de criação fundado em 2011, que marcou presença na edição mais recente dos Festivais Gil Vicente, com “all you can eat”, a 03 de junho.