Escola Básica de Abação começa a ser requalificada
Sem aulas pelo terceiro ano letivo consecutivo, a Escola Básica e Jardim de Infância Agostinho da Silva, em Abação, vai começar a ser requalificada neste mês, numa obra que se estende por 300 dias. Prevê-se assim que a intervenção esteja concluída em setembro de 2024, a tempo do arranque do ano letivo 2024/25.
A empreitada começa quatro meses depois de a obra ter sido adjudicada à empresa F. M. Magalhães, por 800 mil euros mais IVA (848 mil euros), na reunião do executivo municipal de 20 de julho.
Construída na década de 80 do século XX, a escola vai ser contemplada com novas caixilharias para a instalação de vidros duplos, modelo que vai proporcionar melhor isolamento térmico e acústico nas salas de aula. A obra prevê também a renovação dos materiais e da pintura das superfícies, com vista a um “ambiente mais luminoso e convidativo”, lê-se na nota de imprensa da Câmara Municipal de Guimarães.
Já as louças sanitárias, os azulejos das paredes, os mosaicos dos pavimentos e as paredes divisórias nas casas de banho vão ser substituídas por painéis fenólicos, feitos de materiais antibacterianos, antifúngicos e retardantes de incêndios, que permitam ainda o aumento significativo do espaço útil.
Outras melhorias incluirão a substituição completa do sistema elétrico, a instalação de um sistema de proteção contra incêndios e a implementação de um sistema de climatização do edifício, conhecido como "AVAC". No exterior da escola, está prevista a reparação dos pavimentos e sistemas de drenagem.
Cerca de 60 crianças das freguesias de Abação e de Gémeos frequentam a Escola Básica e Jardim de Infância de Soutelo, em Pinheiro, desde o ano letivo 2021/22.