skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
21 fevereiro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Entre a folk e o jazz, Liana Flores canta no Jordão a 26 de fevereiro

Redação
Cultura \ terça-feira, fevereiro 18, 2025
© Direitos reservados
A cantora e compositora anglo-brasileira apresenta-se em Guimarães para evocar imagens de natureza, fantasia, amor e perda numa voz cristalina, convidando o ouvinte a entrar no seu mundo.

Após concertos esgotados nos EUA, Japão, Singapura e Reino Unido, a cantora e compositora Liana Flores embarca numa digressão pela Península Ibérica para uma semana de atuações com paragens em cidades como Barcelona e Madrid antes de pisar palcos portugueses em Lisboa e Guimarães. Liana Flores não é fácil de catalogar. A sua música soa a folk, mas sempre com um forte travo a Bossa Nova e quase sempre acompanhada, ao fundo, com um toque de Jazz. Esta digressão de Liana traz assim a artista ao nosso encontro no auditório do renovado Teatro Jordão a 26 de fevereiro, às 21h30, para um concerto em que nos vai mostrar a beleza multifacetada do mundo aos seus olhos.

Liana Flores combina apontamentos oníricos com melodias melancólicas de guitarra, interligando uma gama única e inebriante de influências estilísticas da folk britânica e do jazz clássico à bossa nova brasileira dos anos 60, com nomes como Sérgio Mendes, Vinicius de Moraes ou Kate Bush entre as referências do seu crescimento musical.

Depois do sucesso global da sua canção “Rises the Moon”, o seu álbum de estreia “Flower of the soul”, produzido por Noah Georgeson (que também produziu discos de Joanna Newsom, Devendra Banhart, Natalia Lafourcade), é um trabalho verdadeiramente envolvente, um disco que é uma clara declaração da sua intenção artística. Enquanto ouvimos o disco, Liana Flores descreve-nos imagens vívidas de natureza, fantasia, amor e perda com a sua voz cristalina, garantindo ao ouvinte uma entrada exclusiva no seu mundo. O disco captura a vida em movimento, com 11 faixas de felicidade escapista que se deleitam com a beleza multifacetada do mundo, apresentada brevemente em Guimarães.

Transformação é a palavra de ordem neste álbum de estreia de Liana Flores, seja a mudança das estações ou a natureza evolutiva do amor. É um tema que podemos encontrar em grande parte da música da compositora anglo-brasileira radicada em Londres. Liana sempre teve ouvidos para os momentos especiais da música. Crescendo numa pequena cidade em South Norfolk, escolhia melodias de músicas e tocava-as de ouvido no teclado, antes de começar as aulas de piano na escola primária e, eventualmente, tentar dominar a guitarra por volta dos 18 anos. Aventurou-se desde cedo ao aprender no final da adolescência – por amor à “linguagem harmoniosa” do género – as canções de bossa nova que adorava, com origem na terra natal da sua mãe.

Este concerto decorrerá no âmbito da programação de artes performativas d’A Oficina. Os bilhetes para o concerto de Liana Flores no Teatro Jordão têm um valor de 15 euros (ou 12,5 euros com desconto)

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #89