skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Em S. Torcato há um portal para dar e trocar bens: é gratuito e já funciona

Redação
Diversidade & Inclusão \ quinta-feira, março 30, 2023
© Direitos reservados
Iniciativa pioneira pretende dar uma segunda vida a produtos e equipamentos que podem já não ter utilidade para algumas famílias.

A Junta de Freguesia de São Torcato, no âmbito da sua atuação social, criou uma plataforma, um site, na qual é possível fazer troca e doação de bens de forma gratuita por parte da comunidade.

Trata-se de uma “ferramenta digital, que promove a economia circular, através da reutilização de bens em estado de uso e simultaneamente permite à população, sobretudo a mais carenciada, aceder a bens, produtos ou equipamentos que teria dificuldades em adquirir”, dá conta a junta.

Numa nota enviada à redações, a freguesia liderada por Alberto Martins refere que “o registo é totalmente gratuito e destina-se única e exclusivamente à disponibilização de bens para doação ou troca gratuita entre a população”.

“Pretendemos assim, dar uma segunda vida a produtos e equipamentos que podem já não ter utilidade para algumas famílias, mas serem essenciais para outras, esbatendo assimetrias e desigualdades sociais”, é explicado.

Este projeto, considerado pioneiro, insere-se no âmbito de uma iniciativa mais abrangente – Juntar São Torcato – sendo que o referido portal está acessível pela seguinte ligação: http://donations.shcode.pt/

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: