skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
18 abril 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Eleições Vitória SC: votação até às 13h00 equivale à de há três anos

Redação
Desporto \ sábado, março 01, 2025
© Direitos reservados
Nas primeiras quatro horas do ato eleitoral em curso, votaram 2.242 sócios. Presidente da mesa da assembleia geral espera maior afluência durante a tarde, até em virtude do jogo com o Casa Pia.

Brindada com uma manhã de sol, a Alameda Conselho da Europa foi de novo presenteada como ritual que se perpetua de três em três anos. A interminável corrente de pessoas, num sobe e desce escadas contínuo, não deixa margem para dúvidas: é dia de eleições no Vitória SC.

Nas primeiras quatro horas da assembleia geral eleitoral, exerceram o seu direito nas urnas 2.242 sócios, com a mesa número 1, a dos filiados de maior antiguidade, a sobressair pela fila mais extensa, circunstância, aliás, habitual. “A participação até ao momento é, mais ou menos equivalente, àquela que decorreu há três anos, nas últimas eleições”, disse o presidente da mesa da assembleia geral e coordenador do processo eleitoral, Belmiro Pinto dos Santos, após as 13h00.

O dirigente foi, aliás, o primeiro sócio a votar, numa manhã em que também exerceram o seu direito Cristina Cepa, Jorge Nuno Folhadela e Albino Teibão, candidatos à vice-presidência pela lista A, Nuno Leite, candidato a vice-presidente pela lista B, um dos ex-presidentes, Emílio Macedo da Silva, os antigos presidentes da mesa da assembleia geral, Isidro Lobo e José Antunes, bem como Douglas, ex-jogador e membro da equipa técnica de Luís Freire.

 

“Pode ser possível anunciar resultados antes do jogo”

O presidente da mesa da assembleia geral crê que a afluência às urnas vai crescer durante a tarde, devido ao encontro da Liga Portugal Betclic com o Casa Pia, da 24.ª jornada, agendado para as 20h30, no Estádio D. Afonso Henriques. “Isso pode acontecer [maior afluência à tarde]. Como temos o jogo às 20h30, é possível que compareça muita gente antes do jogo”, constata.

Apesar de reconhecer que a realização do ato eleitoral e do jogo no mesmo dia “era, de preferência, evitável”, Belmiro Pinto dos Santos frisou que a mesa da assembleia geral marcou o sufrágio com 45 dias de antecedência, bem antes do jogo de futebol. Ainda assim, crê que a coincidência não vai ter qualquer “implicação negativa” no escrutínio, antes pelo contrário.

Face ao previsível crescimento de afluência nas horas finais, Belmiro Pinto dos Santos estima um período de 60 a 90 minutos para a contagem dos resultados, sendo possível anunciar os resultados eleitorais antes do jogo, se as urnas fecharem exatamente às 19h00.

“Não há plano especial. Não podemos antecipar os resultados, nem adiar a hora do jogo. Quando estiver concluída a votação e a contagem, podemos transmitir os resultados. Se for depois do início do jogo, lá terá de ser”, realçou.

Pela 12.ª vez na história do clube centenário, os sócios escolhem os futuros órgãos sociais entre mais de uma candidatura. O escrutínio deste sábado opõe a lista A, encabeçada por Luís Cirilo Carvalho, e a lista B, liderada por António Miguel Cardoso, presidente em exercício. São 12.787 os que estão inscritos nos cadernos eleitorais.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #93