Eficiência energética: Hospital de Guimarães quer poupar 170 mil euros/ano
O Hospital Senhora da Oliveira – Guimarães (HSOG) está a levar a cabo uma operação de eficiência energética com a qual pretende “a implementação de medidas de eficiência energética e utilização de energias renováveis”.
Esta operação nota-se a nível do isolamento térmico e também na criação de unidades de tratamento de ar, sendo eu com estas medidas “estima-se uma redução de 56% no consumo anual energético e cerca de 62% nas emissões de CO2”, aponta o hospital.
Com a implementação destas medidas o Hospital de Guimarães conta ter uma poupança média anual de 170 mil euros, que se junta aos 50 mil euros poupados desde o ano passado, quando foram colocados painéis solares nas instalações.
“A relevância estratégica deste investimento encontra-se alinhada com a promoção da utilização racional dos recursos, priorizando as grandes linhas de atuação nas áreas da eficiência energética e da produção de energias renováveis, garantindo a prossecução de uma estratégia nacional sustentável. Este é um Investimento financiado a 95% pelos Fundos Estruturais e de Coesão, ao abrigo do PO SEUR - Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos”, explica o HSOG.
Com esta intervenção a classe energética do Certificado Energético do HSOG passará de “D” para “B”, ou seja, um melhoramento significativo.