skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Ecorâmicas: debater espaço público é discutir uma vida “mais sustentável”

Tiago Mendes Dias
Ambiente \ quarta-feira, novembro 22, 2023
© Direitos reservados
Presidente da Associação Vimaranense para a Ecologia, Paulo Gomes, espera que o tema da nona edição da mostra de cinema documental contribua para modos mais equilibrados de vida nas cidades.

As Ecorâmicas regressam no sábado e no domingo, com 20 documentários, um debate e uma caminhada, as propostas de discussão do espaço público da Associação Vimaranense para a Ecologia (AVE). O seu presidente, Paulo Gomes, justifica a escolha com as discussões em curso em Guimarães, sobre a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) e a mobilidade, mas também com “acontecimentos a nível mundial”, testemunhos de alterações na orgânica das cidades, com meios alternativos de transporte e outros modos de viver a rua a partilharem o espaço com o automóvel.

“Nas cidades, onde o espaço é tão concorrido, é muito importante discutir o espaço público, para que não seja algo apoderado por meia dúzia. É preciso que todos na cidade possam viver de forma mais equilibrada e sustentável, com boa mobilidade. Esse foi o mote que fomos trabalhando”, realça o dirigente.

A escolha foi, por isso, natural, mas a AVE viu-se surpreendida pela falta de longas-metragens sobre o tema; entre os 20 documentários exibidos, sobre fenómenos como a jardinagem de guerrilha, a substituição de vias exclusivas para automóveis por espaços verdes, espaços pedonais ou os parques infantis, apenas dois são longos - “Citizen Jane: a batalha pela cidade”, obra de Matt Tyrnauer, com 01h32 minutos, marcada para as 17h30 de sábado, e “Como salvar a sua cidade: reparando o planeamento urbano em Paris e Barcelona”, trabalho de 32 minutos do canal alemão Deutsche Welle, marcado para as 16h05 de domingo.

Depois de edições dedicadas à floresta, aos rios ou ao decrescimento das sociedades – a do ano passado -, a AVE continua a ver no cinema um veículo eficaz pela abrangência que suscita na discussão de fenómenos ambientais e sociais. “O cinema permite uma visão mais alargada do tema. É uma forma de discutirmos um tema e de termos uma visão mais enriquecedora e global das coisas”, acrescenta Paulo Gomes.

Além do debate, a nona edição da mostra promove ainda o debate com os arquitetos Ricardo Rodrigues e Ivo Oliveira e o artista Nuno Machado na tarde de sábado e uma caminhada no domingo de manhã; a AVE considerou essa a forma mais lógica de manter o historial de atividades paralelas das Ecorâmicas, como o mercadinho biológico, agora realizado todos os sábados, no claustro do Museu de Alberto Sampaio.

A projeção das Ecorâmicas para além do Auditório da Fraterna, em Couros, vê-se também nas escolas, salienta Paulo Gomes. “No ano passado, fomos a São Torcato, por exemplo. Em Famalicão, já nos pediram um filme que tinha sido passado no decrescimento, para um evento com um formato diferente do nosso”, refere.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: