Ecorâmicas: 26 e 27 de outubro há cinema centrado na biodiversidade
A AVE – Associação Vimaranense para a Ecologia promove no fim-de-semana de 26 e 27 de outubro o ciclo de cinema “Ecorâmicas”, tendo como tema central "Biodiversidade e Resiliência".
Com esta iniciativa a AVE tem como objetivo sensibilizar o público para a importância da preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, e refletir sobre as estratégias de resiliência que podem ser adotadas frente às mudanças ambientais.
O programa é composto por uma sessão de cinema a mesa-redonda no primeiro dia, no Teatro Jordão, sendo que para o segundo dia está prevista uma caminhada pela Rota da Biodiversidade. Em ambos os casos a participação é gratuita.
PROGRAMAÇÃO
Dia 1 – Cinema e Mesa Redonda
Local: Auditório - Teatro Jordão | Avenida D. Afonso Henriques - Guimarães
Horário: 14:30 – 18:30 | Entrada Gratuita
Dia 2 – Caminhada pela Rota da Diversidade
Local de encontro: Estacionamento do Parque da Cidade
Horário: 9:00- 12:00 | Participação Gratuita
O primeiro dia será, então, dedicado à exibição de filmes que exploram a relação do ser humano com o meio ambiente e a biodiversidade, seguidos de uma mesa-redonda que abordará os temas da ecologia, cinema e ativismo ambiental, com moderação de Tiago Dias do Jornal de Guimarães. Os filmes escolhidos abordam, de forma criativa e informativa, as questões que afetam os ecossistemas e destacam exemplos inspiradores de comunidades que lutam pela sustentabilidade.
A mesa-redonda será uma oportunidade para o público interagir com os oradores e discutir o papel da biodiversidade na resiliência ambiental e social. Os convidados para o debate são Helena Freitas, atualmente responsável pelo parque de Serralves, José Pereira, presidente da Palombar e Manuel Fernandes que trabalha no Parque das Serras do Porto. A sessão será moderada por Tiago Dias (Jornal de Guimarães) e esperamos que o painel escolhido traga diferentes perspetivas sobre os desafios e oportunidades para a conservação da biodiversidade em Portugal e no mundo.
No segundo dia, a programação continua com uma caminhada pela "Rota da Diversidade", um percurso pela paisagem natural de Guimarães, com partida do parque da cidade percorrendo a rota até à Penha. Os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto a fauna e flora da região, aprender sobre a importância da biodiversidade local e refletir sobre como as comunidades se podem adaptar, de forma resiliente, às mudanças climáticas. Estarão a acompanhar esta caminhada o Francisco Carvalho (Coordenador Geral e de Inovação do Laboratório da paisagem) e Daniel Ferreira (Técnico de educação para a sustentabilidade do Laboratório da Paisagem) que darão algumas explicações sobre esta rota e sobre a forma como podemos potenciar uma cidadania mais ativa