É melhor não fechar os olhos... ou perde um fim-de-semana a verter cultura
É mesmo um bom dia para um cronograma. Este sábado, dia 07 de maio, Guimarães transborda de iniciativas culturais. Aniversários, concertos, exposições, cinema. Pouca coisa fica de fora e é possível que nem tudo entre nesta lista compilada a partir do que acontece nas 24 horas de um dia na cidade-berço. Não nos esquecemos da 25.ª – é que domingo também é dia e a agenda não fica em branco. Atalhemos.
HeArts in Action - Concerto Solidário. 6.ª feira | 21h30 | CCVF
É na passagem de sexta-feira para o sábado. Na perspetiva “de trazer a sensibilidade e um alerta para a crise humanitária que enfrentamos na Europa”, o Círculo de Arte e Recreio e o Município de Guimarães reúne vários artistas vimaranenses para um concerto solidário, o HeArts in Action. Quem sobe ao palco? Manuel de Oliveira, Zé Miguel, Coro En’Canto da Sociedade Musical de Guimarães, TetrAcord’Ensemble, Hot Air Balloon, Coro de Câmara de Pevidém e companhia Atrama. E as pianistas ucranianas Tatyana Martynova e Olena Orlyk.
Concerto Captain Boy | 07 de Maio, às 21h30 | CCVF
O músico de Guimarães está de volta aos discos com o novo trabalho “Domingos Lentos” que vai ser apresentado ao vivo pela primeira vez no próximo dia 7 de Maio, no Centro Cultural Vila Flor, Guimarães. “Domingos Lentos” é o terceiro longa duração de Captain Boy. O novo álbum foi totalmente escrito em português, inspirado por autores como Bukowski e Hermann Hesse e fala sobre autodestruição, perda e descoberta. Ainda que seja um álbum introspetivo, o músico decidiu compô-lo a pensar na banda que o acompanha do vivo, para poder explorar de forma mais enérgica as suas canções.
O novo disco tem toques de psicadelismo, ritmos bem definidos e pianos obscuros que parecem ter sido tirados de um filme dos anos 60. Foi gravado num moinho em Torres Vedras, conta com a produção de Giliano Boucinha e Pedro Sousa Moreira e foi masterizado por Timothy Stollenwerk (Morphine, Kevin Morby, Chromatics).
Capivara – Noite Fetra | 07 de maio, 21h00, Sede do Grupo Recreativo 20 Arautos de D. Afonso Henriques
É uma das mais ímpares editoras nacionais e casa de um conjunto de criadores que têm marcado a última década da música em Portugal. Andam com a casa às costas pelo país, mostrando as suas canções e reunindo amigos de várias partes. Agora, a Cafetra Records traz a Noite Fetra e Amigos até Guimarães no próximo dia 7 de Maio, numa parceria com a Capivara Azul – Associação Cultural.
100 anos de Coelima, CAAA |07 de Maio às 17h00
Mostra a inaugurar no sábado busca hipóteses de futuro após a exploração dos arquivos da centenária têxtil de Pevidém e os testemunhos orais dos trabalhadores com que Fernando P. Ferreira contactou. “A exposição pretende alertar para estas histórias como potencialidades”, sugere o arquiteto ao Jornal de Guimarães. “O que podemos aqui ver é todo este trabalho de arquivo, levantado e aqui presente. Por outro lado, é uma série de histórias orais levantadas, opiniões de diversos agentes – trabalhadores, um político local, o próprio sindicato têxtil”, completa, a propósito de Fábrica de Histórias: Encontrar, texere e confabular 100 anos da Coelima, mostra com inauguração agendada para as 17h00 de sábado, que ficará patente até 18 de junho.
Filipa Tojal, CAAA | 07 de Maio, 17h
Longe é uma exposição de Filipa Tojal com texto e curadoria de Ana Paisano. LONGE 遥か é o reflexo de uma jornada pessoal, de memórias de tempos e lugares há muito perdidos. Durante os quatro anos em que Filipa Tojal viveu e trabalhou no Japão, procurou o desconhecido e o indefinido, guiada pelo desejo de se distanciar do seu lugar de origem; usando principalmente técnicas tradicionais, ela explorou conceitos como o imperfeito, o incompleto e o impermanente, que estão inextricavelmente ligados à cultura e natureza das ilhas japonesas.