É mais rápido chegar a Guimarães desde Braga de bicicleta do que de comboio
O PCP voltou a reivindicar a ligação dirente entre Guimarães e Braga por ferrovia e a última ação levou para estrada uma bicicleta. É que o partido, para demonstrar o “incompreensível absurdo ferroviário” fez o percurso da Estação Ferroviária de Braga à da cidade berço a pedalar, enquanto uma delegação apanhou o comboio.
“A delegação do PCP apanhou o comboio em Braga pelas 11h34m, fazendo transbordo para Guimarães em Lousado. A chegada a Guimarães foi às 13h52. A viagem demorou 2h18 minutos. O "ciclista" partiu também da Estação Ferroviária de Braga às 11h34, fez o percurso pela estrada nacional , tendo chegado à Estação de Guimarães às 12h49. A viagem demorou 1h15 minutos, menos 1h03minutos”, escreve o partido.
A viagem simultânea antecede a apresentação da proposta de ligação direta entre as duas cidades no no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado. “A falta de ligação direta entre Braga e Guimarães dificulta o uso deste transporte, na medida em que é difícil conciliar horários profissionais ou escolares com o tempo gasto pelo itinerário atual. Este facto constitui um incompreensível absurdo ferroviário e demonstra a falta de planeamento estratégico para o transporte ferroviário na região”.
Neste momento discute-se a possibilidade de ligar os dois vértices do Quadrilátero por BRT – sistema de autocarro a circular em canal dedicado –, mas o PCP reitera “a importância da criação da ligação ferroviária direta entre Braga e Guimarães”.
"A votação da proposta do PCP será também um momento de clarificação do compromisso com o desenvolvimento regional dos deputados do PS, PSD, CHEGA e IL eleitos pelo distrito de Braga", atira o partido.