skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Instituições de Donim e da Costa as mais sustentáveis em concurso do CVR

Redação
Ambiente \ quarta-feira, janeiro 11, 2023
© Direitos reservados
A EB1 de Donim, na categoria “infância”, e o Centro Social Padre Adelino Silva, na “sénior, apresentaram as árvores vencedoras no concurso “Natal mais Sustentável: resíduos como matéria-prima”.

A primeira edição do concurso “Natal mais Sustentável: resíduos como matéria-prima” desafiou instituições de Guimarães a criarem árvores de Natal a partir de resíduos e já escolheu as instituições vencedoras: são elas a EB1 de Donim, na categoria “infância”, e o Centro Social Padre Adelino Silva, da Costa, na categoria “sénior”.

As duas instituições foram premiadas com televisores, oferecidos pelo supermercado Auchan e pela empresa de energias renováveis Vimasol. Também as entidades que fecharam o pódio em cada uma das categorias receberam material escolar e jogos lúdicos no âmbito do concurso organizado pelo Centro para a Valorização de Resíduos (CVR), unidade de investigação sediada no campus de Azurém.

Na categoria “infância”, a EB 1 do Motelo, em Fermentões, foi segunda classificada e a EB1 de Aula, em Conde, terceira. Na “sénior”, o Centro Social de Brito e a Fundação Casa do Paço, em Airão Santa Maria, foram segundo e terceiro classificados, respetivamente.

As árvores em questão estavam limitadas a uma altura máxima de 80 centímetros, tendo de apresentar resíduos plásticos ou têxteis – não invalidava o uso de outros resíduos.

Organizado pelo CVR, o concurso teve o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, Laboratório da Paisagem e Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70