Instituições de Donim e da Costa as mais sustentáveis em concurso do CVR
A primeira edição do concurso “Natal mais Sustentável: resíduos como matéria-prima” desafiou instituições de Guimarães a criarem árvores de Natal a partir de resíduos e já escolheu as instituições vencedoras: são elas a EB1 de Donim, na categoria “infância”, e o Centro Social Padre Adelino Silva, da Costa, na categoria “sénior”.
As duas instituições foram premiadas com televisores, oferecidos pelo supermercado Auchan e pela empresa de energias renováveis Vimasol. Também as entidades que fecharam o pódio em cada uma das categorias receberam material escolar e jogos lúdicos no âmbito do concurso organizado pelo Centro para a Valorização de Resíduos (CVR), unidade de investigação sediada no campus de Azurém.
Na categoria “infância”, a EB 1 do Motelo, em Fermentões, foi segunda classificada e a EB1 de Aula, em Conde, terceira. Na “sénior”, o Centro Social de Brito e a Fundação Casa do Paço, em Airão Santa Maria, foram segundo e terceiro classificados, respetivamente.
As árvores em questão estavam limitadas a uma altura máxima de 80 centímetros, tendo de apresentar resíduos plásticos ou têxteis – não invalidava o uso de outros resíduos.
Organizado pelo CVR, o concurso teve o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, Laboratório da Paisagem e Escola de Engenharia da Universidade do Minho.