DISTRITAL: Sandinenses vence Série B da Pró-Nacional
O Sandinenses venceu a Série B da Pró-Nacional da Associação de Futebol de Braga e vai disputar a Série 2 da fase de Apuramento de Campeão, ao passo que o Ponte, terceiro, vai para a Série 1. Na Divisão de Honra, o Selho cimentou um lugar entre os quatro primeiros da Série C, que se apuram para a fase de subida, ao mesmo tempo que o Torcatense perdeu terreno nessa luta, ao perder no reduto do São Paio.
DESTAQUES
Pró-Nacional
Terminou este fim de semana a primeira fase do Campeonato Pró Nacional da AF Braga, definindo-se quais os clubes que vão lutar pela subida de divisão aos nacionais e quais os clubes que vão lutar pela permanência.
Com um triunfo na derradeira ronda sobre o Arões (3-2), o Sandinenses segurou o primeiro lugar, sendo a equipa mais forte nesta fase. Será acompanhado por Ribeirão, Joane e também pelo Ponte, terceiro classificado, que venceu o Santa Eulália (3-1). Os dois emblemas partem para a segunda fase.
Como vencedor da Série B, o Sandinenses encabeça a Série 2 da fase de apuramento de campeão da Pró-Nacional, com 25 pontos, juntamente com o Ribeirão, que foi vice-líder da Série B e parte para a fase seguinte com os mesmos pontos, o Amares, terceiro da Série A, e o Prado, quarto da Série A. O Amares começa a fase de apuramento de campeão com 19 pontos e o Prado com 18.
Já o Ponte, terceiro classificado da Série B, vai disputar a fase de apuramento de campeão na Série 1, muito mais equilibrada à partida. Os comandados de Zé Faria partem para a fase seguinte com 23 pontos, os mesmos do Forjães, vencedor da Série A, e mais do que Vieira, segundo classificado da Série A, e Joane, quarto classificado da Série B.
As restantes equipas vimaranenses vão disputar a manutenção, sendo certo que Taipas e Serzedelo, os dois últimos da Série B, partem com atraso em relação aos outros emblemas. Berço e Santiago Mascotelos também vão igualmente lutar pela permanência, num sistema que divide as equipas em grupos de quatro, com metade dos pontos com que terminaram a primeira fase; os dois últimos classificados de cada grupo descem de divisão.
Berço 12 pontos
Santiago Mascotelos 11 pontos
CC Taipas 7 pontos
Serzedelo 5 pontos
Divisão de Honra
O Ronfe e o Selho fizeram jus aos lugares cimeiros que ocupam na Série C da Divisão de Honra, com duas goleadas por 4-0, enquanto o Torcatense perdeu terreno na luta pelo acesso à fase de subida, com a derrota no terreno do São Paio por 3-1.
Líder da prova, o Desportivo de Ronfe venceu em casa o Antime e chegou aos 44 pontos, mantendo a distância de cinco para o Selho, que triunfou bem perto daquela vila vimaranense, no reduto do lanterna-vermelha UD Airão. Vice-líderes da Série C, os comandados de Stéphane Varela têm a companhia do São Paio, que venceu na receção ao Torcatense por 3-1. Quinta classificada, a equipa preta e branca de São Torcato manteve assim os 32 pontos e vê-se agora a quatro do último lugar de acesso à fase de subida, ocupado pelo Santo Adrião; quartos da tabela, os vizelenses triunfaram em casa do Emilianos por 3-2. O Gonça venceu o Pica por 1-0 e é sexto, com 25 pontos.
1.ª Divisão
O São Cristóvão quebrou uma série de quatro jogos sem triunfos, ao derrotar, em casa, o Ruivanense por 1-0 e ascendeu ao segundo lugar da Série C, com 36 pontos, por troca com o Amigos de Urgeses que viu o ciclo de sete vitórias terminar na visita ao reduto do Ronfe B; os vermelhos e brancos perderam por 3-1 e permaneceram com 35. O segundo e o terceiro classificado defrontam-se na próxima jornada, a 19.ª, em Urgezes.
Na Série D, o Santo Estêvão manteve a distância para os perseguidores; o líder deslocou-se à margem esquerda do rio Ave para derrotar o vizinho Souto e Gondomar por 2-0 e soma agora 41 pontos em 18 jogos. O segundo classificado, Ases de Santa Eufémia, tem 36 pontos em 17 após vencer no terreno do Infias, também por 2-0.