Dia Um de Portugal também se assinala com o Grande Órgão Histórico
O 24 de Junho – Dia Um de Portugal também se vai assinalar na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, com o seu Grande Órgão Histórico a acolher dois concertos – dia a 22 às 21h30 e dia 23 às 16h30 - em que “serão interpretadas algumas das mais icónicas obras do repertório para órgão em Portugal do século XVI e XVII. As representações das batalhas, os versos para uso litúrgico, os meios registos e os tentos, característicos da sonoridade ibérica do referido período".
Com estas palavras André Ferreira, o organista convidado, descreve o trabalho que preparou e executará nesta iniciativa organizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira que integra o programa das comemorações do “Dia Um de Portugal”.
De referir que do programa das comemorações faz parte também a celebração da Eucaristia, no dia 24, às 17h, na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, com a presença da Schola Catorum da Colegiada de Guimarães, e para a qual toda a comunidade Vimaranense está convidada a participar e a dar graças.
O relevante significado da Batalha de São Mamede e da caminhada para a independência que aí se iniciou, constitui um daqueles momentos históricos que torna tão singular o lugar que Guimarães ocupa, não só na História, mas também no imaginário dos Portugueses. Daí o 24 de Junho ser sentido, pela população de Guimarães, como o Dia Um de Portugal.