Dia do Emprego da Engenharia da UMinho reúne 88 empresas e 3.800 ofertas
A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), a celebrar 50 anos, vai promover esta semana um conjunto de iniciativas dedicadas à empregabilidade e ao percurso dos seus estudantes, a começar pelo Dia do Emprego – Tomorrow Needs You, que se realiza esta quarta-feira.
Entre as 10h00 e as 17h00, a nave central do campus de Azurém reúne 88 empresas e entidades com mais de 3800 oportunidades de colaboração, estágio e emprego para os estudantes e diplomados de engenharia, tecnologia e design.
Entre as empresas, várias em estreia, encontram-se a Critical TechWorks, Continental Mabor, Gestamp, Grupo Casais, Grupo Petrotec, Lufthansa Technik, Nexteam Group e ZF Lifetec, interessadas em captar talentos para os seus negócios. Também participam entidades de dinamização económica, como a Guimarães Set.Up, a InvestBraga, a Start Esposende e a Start Point AAUM, facilitando a criação do próprio emprego em projetos de empreendedorismo. A entrada é livre.
EEUM divulga os 38 mestrados e ainda cinco mestrados europeus
O mesmo espaço acolhe no dia seguinte, das 9h30 às 17h30, o Open Day Mestrados, com a divulgação dos 38 mestrados da EEUM em stand. Além de interagir com os diretores destes cursos, é possível assistir a apresentações, talks com antigos e atuais estudantes e esclarecer todas as dúvidas sobre a pós-graduação mais adequada aos diferentes planos de carreira, quer para quem termina a licenciatura como para quem trabalha e procura atualizar/requalificar conhecimentos e competências, adaptando o perfil às novas necessidades do mercado.
Nesta oferta constam cinco mestrados europeus Erasmus Mundus e da Aliança Arqus, permitindo aos alunos frequentar parte do plano curricular noutros países e obter um diploma conjunto com universidades como Granada, Pádua, Vilnius, Girona, Nápoles Federico II, Toulouse 3, La Rochelle, Politécnica da Catalunha e Técnica de Praga. Ao longo do dia, os alunos de Eletrónica Industrial vão também expor, na nave central, 14 protótipos que criaram no último semestre, como um aquário inteligente, uma mesa de cocktail térmica e um robô de transporte.
Recém-diplomados em festa
Já na sexta-feira, 7 de fevereiro, o auditório nobre do campus acolhe a Cerimónia de Graduação, com a presença prevista dos quase 1500 graduados de licenciatura, mestrado e doutoramento da EEUM no último ano, a par de familiares, professores e diretores de curso. O momento celebra um marco do seu percurso académico, um sucesso que é também coletivo.
A sessão decorre das 9h30 às 12h30, com as intervenções do reitor da UMinho, Pedro Arezes; do presidente e da vice-presidente da EEUM, António Vicente e Joana Cunha, e do presidente da Associação Académica da UMinho, Luís Guedes. No palco vão ainda estar três diplomados da EEUM: Sara Fernandes, coordenadora do Centro Operacional de Segurança Informática da Assembleia da República; Alexandre Barros da Cunha, presidente da Vitrus Ambiente; e Albano Miguel Fernandes, diretor-geral da AMF Safety Shoes e administrador da Aloft. No final, há um porto d’honra ao som das tunas Afonsina e Tun’Obebes, na nave central.
A entrada é gratuita, mas requer pré-inscrição para quem terminou o seu curso na EEUM até dezembro de 2025. Os graduados são ainda convidados a deixar um testemunho no Livro de Graduação Online, criado aquando do cinquentenário da EEUM.