Desporto: Vitória derrota Leixões e assina fim de semana 100% triunfal
DOMINGO, 26 DE FEVEREIRO
Voleibol (Liga Una Seguros - Série dos Primeiros): Vitória SC 3-0 Leixões
Depois de ter subido do oitavo para o sexto lugar neste sábado, com o triunfo sobre a Académica de Espinho por 3-1, o Vitória assegurou essa mesma posição na Série dos Primeiros da Liga Una Seguros, principal campeonato masculino de voleibol, com novo êxito neste domingo, perante um adversário mais cotado.
A equipa de João Santos despachou o Leixões, equipa com lugar garantido entre os quatro primeiros, que vão lutar pelo título nacional, por 3-0, com parciais de 25-22, 25-19 e 25-16, em encontro disputado no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense, relativo à 13.ª jornada.
A turma preta e branca soma agora 16 pontos ao cabo de 13 jogos e fecha a Série dos Primeiros em casa, perante o Castêlo da Maia, sétimo classificado. Concluída essa fase, a equipa de João Santos vai disputar a Taça Federação.
Futebol (Campeonato de Portugal): Brito SC 0-0 Vianense
São já 11 os encontros consecutivos sem derrotas para o Brito; a equipa de André Anastácio travou, neste domingo, a caminhada triunfal do líder da Série A do Campeonato de Portugal, Vianense, mas faltou-lhe, por outro lado, o golo para se manter no encalço dos dois primeiros lugares. Brito e Vianense empataram a zero na Arena Silvar, em partida da 20.ª jornada.
Apesar do empate, a equipa preta e branca igualou o Tirsense no terceiro lugar, com 32 pontos; os homens de Santo Tirso perderam 2-1 no reduto do Maria da Fonte.
No próximo fim de semana, o Brito visita o Vila Meã, sétimo classificado da tabela, com 29 pontos.
Futebol (Campeonato de Portugal): Pevidém 0-0 Vilar de Perdizes
Os comandados de André Brito receberam este domingo o Vilar de Perdizes, num duelo entre equipas na luta pelos primeiros lugares da tabela. Até ao apito final, nenhuma delas marcou no Campo de Jogos Albano Martins Coelho Lima, mantendo-se quase tudo igual no que respeita à classificação.
O Vilar de Perdizes é quarto classificado, com 32 pontos ao cabo de 20 jornadas, e o Pevidém segue em sexto, com 31. Na próxima jornada, marcada para o fim de semana de 04 e 05 de março, os cavaleiros de São Jorge visitam o Tirsense, quinto classificado.
Voleibol (Liga LIDL – Série dos Primeiros): Vilacondense 2-3 Vitória
Na visita ao reduto do oitavo e último classificado da Série dos Primeiros do principal campeonato feminino de voleibol, o Vitória SC esteve por duas vezes a perder, mas acabou triunfal, embora com apenas dois dos três pontos possíveis. A equipa de Hélder Andrade venceu assim por 3-2, com parciais de 25-21, 15-25, 25-17, 21-25 e 8-15.
Sem soluções para combater o serviço eficaz das anfitriãs, bem como o side out fluido da turma de Vila do Conde, a equipa de Guimarães esteve por duas vezes a perder, mas lançou-se a tempo da vitória a partir do quarto set, com um bloco várias vezes intransponível para o Vilacondense, a compensar alguma dificuldade em fechar os ataques no side out.
Sétimo classificado, com 18 pontos, o Vitória fecha a Série dos Primeiros a 05 de março, domingo, com a visita ao pavilhão do líder AJM/FC Porto, marcada para as 16h00. Afastada da luta pelo título nacional, a equipa de Hélder Andrade vai depois lutar pela vitória na Taça Federação.
SÁBADO, 25 DE FEVEREIRO
Polo Aquático (Nacional A1 masculino): Vitória 24-4 CNAC
O Vitória encerrou a primeira fase do principal campeonato nacional masculino de polo aquático com uma goleada caseira ao sétimo e último classificado, Clube Náutico Académico de Coimbra (CNAC), por 24-4.
A equipa de Vítor Macedo terminou o primeiro período a vencer por 6-1 e dilatou o resultado para 9-1 ao intervalo. No terceiro e no quarto períodos, a diferença avolumou-se ainda mais, com os vitorianos a fixarem o 18-3 no marcador à partida para o último período, no qual aumentaram a diferença ainda mais. Pedro Sousa foi o melhor marcador, com oito golos.
O Vitória encerrou a primeira fase do campeonato no segundo lugar, com 10 vitórias, um empate e uma derrota, que se traduziram em 31 pontos, menos dois do que o líder Fluvial.
Voleibol (Liga Una Seguros – Série dos Primeiros): AA Espinho 1-3 Vitória
Até agora lanterna-vermelha na Série dos Primeiros do principal campeonato masculino de voleibol, o Vitória saltou este sábado dois lugares na tabela, ao vencer em Espinho a Académica por 3-1.
O líbero João Fidalgo dissera, na antevisão ao jogo, que a equipa ainda tinha o objetivo de chegar aos seis primeiros, prémio, a seu ver, “justo” pelo que fez até agora, e a verdade é que, depois de entrar a perder, com um parcial desfavorável de 25-15, operou a reviravolta: os comandados de João Santos selaram os três pontos com parciais de 18-25, 21-25 e 20-25, virando assim a desvantagem.
O Vitória é agora sexto classificado, com 13 pontos, mais um do que Castêlo da Maia, derrotado este sábado perante a Fonte do Bastardo por 3-1, e dois do que Académica. Ainda com uma ténue hipótese de atingir o quinto lugar – tem de recuperar cinco pontos para o Esmoriz nos dois jogos que restam -, os vimaranenses recebem, no domingo, o Leixões e fecham a série a 04 de março, sábado, com a receção ao Castêlo da Maia.
Futsal (Taça de Portugal): CR Candoso 2-9 Benfica
Representante do futsal vimaranense entre a elite nacional pela quarta época consecutiva, o CR Candoso atingiu, em 2022/23, os oitavos de final da Taça de Portugal e ficou, este sábado, pelo caminho da prova rainha, com a derrota na receção ao Benfica, por 9-2.
Os homens de São Martinho de Candoso regressam às lides da Liga Placard a 10 de março, sexta-feira, quando receberem o 12.º e último classificado, Futsal Azeméis, a partir das 21h00.
Futebol (Liga 3) | Anadia 0-2 Vitória B
Ao contrário do que aconteceu na primeira volta, quando o triunfo sobre o Montalegre não teve qualquer sequência, a equipa secundária do Vitória alcançou pela primeira vez dois êxitos consecutivos na Série A da Liga 3: os comandados de Álvaro Madureira venceram por 2-0 na deslocação ao reduto do Anadia, em partida da 20.ª jornada, prolongando o impulso da vitória sobre o Varzim.
Depois de 90 minutos com ascendente sobre os trevos da Bairrada, a equipa de Guimarães inaugurou o marcador ao primeiro minuto de descontos, com Yuk a rematar para o fundo da baliza, num lance com ângulo reduzido, a passe de Francisco Ribeiro. Três minutos depois, Alberto Costa progrediu ala direita fora, fletiu para o meio e colocou a bola no ângulo inferior direito.
Lanterna-vermelha, o Vitória B tem agora 12 pontos e visita o Lank Vilaverdense, em partida da 21.ª jornada, marcada para as 11h00 de 05 de março, um domingo.