DESPORTO | Domingo de desaires no Campeonato de Portugal
Domingo, 20 de agosto
Futebol – CP (Série A, jornada 1) | Mirandela 2-0 Brito SC
O arranque da segunda temporada seguida do Brito SC nas provas nacionais ficou logo comprometido na primeira meia hora da visita a Trás-os-Montes: o Mirandela adiantou-se no marcador aos 10 minutos, por Alex Machado, e marcou o segundo golo aos 24, Gianluca, selando assim o triunfo perante os vimaranenses, por 2-0.
No próximo fim de semana, a equipa de André Anastácio defronta outra equipa transmontana, mas na Arena Silvar: recebe o Vilar de Perdizes em partida da segunda jornada, marcada para as 17h00 de 27 de agosto, domingo.
Futebol – CP (Série A, jornada 1) | Os Sandinenses 2-5 Tirsense
O Sandinenses assinalou o regresso às competições nacionais com um jogo mais emotivo do que o resultado aparenta: apesar da derrota por 5-2 no Campo Dona Maria Teresa, em São Martinho de Sande, o resultado esteve em aberto na maior parte do tempo.
Os comandados de Ricardo Martins estiveram na frente do marcador, graças a um golo de Caio Silva, aos 13 minutos, antes de os leões de Santo Tirso virarem o resultado antes do intervalo, com tentos de Islas e de Bernardo Mesquita. Endric ainda empatou para os vimaranenses, aos 69 minutos, antes de Yuk, extremo emprestado pelo Vitória, repor a vantagem forasteira no minuto seguinte e de os golos de João Filipe, ex-Brito, e Mário Rui dissiparem as dúvidas quanto ao vencedor.
Na segunda jornada, Os Sandinenses visitam a AD Limianos, outra formação recém-promovida do Campeonato de Portugal, em duelo marcado para as 17h00 de 27 de agosto, domingo.
Futebol – CP (Série B, jornada 1) | Vitória B 0-2 São João de Ver
Único representante vimaranense na Série B do Campeonato de Portugal, o Vitória B entrou em ação com uma derrota, frente a um conhecido da Liga 3, em épocas anteriores.
Na Pista Gémeos Castro, perante o olhar atento do futuro técnico da equipa principal, o brasileiro Paulo Turra, a turma de Guimarães chegou ao intervalo a perder por 1-0, após o golo de Miguel Lima, na conversão de uma grande penalidade, aos 20 minutos. Na segunda parte, os vimaranenses foram incapazes de encontrarem um caminho para a igualdade e a turma do concelho de Santa Maria da Feira selou o 2-0 final aos 80, por Pedro Nuno.
Na próxima jornada, a equipa de Tozé Mendes desloca-se ao terreno do Rebordosa, em desafio marcado para as 17h00 de 26 de agosto, um sábado.
Sábado, 19 de agosto
Futebol – CP (Série A, jornada 1) | Pevidém 2-1 Ribeirão
João Marna chegou, viu e marcou: confirmado durante a semana que antecedeu o início oficial da época, o avançado oriundo do Marinhense foi decisivo para o triunfo do Pevidém SC no arranque de mais um Campeonato de Portugal.
O guineense de 26 anos atirou a contar aos minutos 15 e 28, dando aos Cavaleiros de São Jorge uma vantagem que geriram até ao final do desafio, apesar de Stanley Awurum ter reduzido aos 86 minutos para a equipa famalicense, que regressa às provas nacionais enquanto campeã da Associação de Futebol de Braga.
O Pevidém cumpre o segundo de três jogos seguidos em casa a abrir o campeonato em 27 de agosto, um domingo, a partir das 15h00, frente ao Marítimo B.