DESPORTO: Vitória sacode ciclo negativo frente a adversário de boa memória
A equipa feminina do Vitória quebrou este domingo a tendência de derrotas pela margem máxima contra equipas que lutam pelo topo do principal campeonato de voleibol. As jogadoras de Hélder Andrade receberam e venceram o Sporting, terceiro classificado, por 3-1, num jogo em que prevaleceram nas vantagens antes de fecharem o encontro num quarto set sem margem para qualquer discussão; 26-24, 22-25, 33-31 e 25-12 foram os parciais.
No futebol, o Campeonato de Portugal regressou após três semanas de interregno. O Sandinenses destacou-se de novo, ao vencer, na Madeira, o Portosantense por 2-1. Já o Brito somou o segundo triunfo em 11 jornadas, ao derrotar o Vila Real por 1-0, na Arena Silvar. O Pevidém, por seu turno, empatou 0-0 na receção ao Vilar de Perdizes e ficou mais longe do primeiro classificado, Camacha.
Campeonato de Portugal (Série A - Jornada 11) |
Pevidém 0-0 Vilar de Perdizes |
Portosantense 1-2 Os Sandinenses |
Brito 1-0 Vila Real |
Promovido em hora tardia ao Campeonato de Portugal - em julho, apenas -, o GDRC Os Sandinenses continua a afirmar-se como a sensação da Série A. A equipa treinada por Ricardo Martins subiu ao quarto lugar da prova com 17 pontos, após conquistar o quarto triunfo nos últimos seis jogos frente aos madeirenses do Portosantense. Em duelo da 11.ª jornada, a equipa da casa até esteve na frente, com um golo de Afonso Soares, aos 15 minutos, mas Juninho empatou para os vimaranenses aos 29, antes de Totas apontar o tento decisivo, aos 88.
Já o Brito regressou aos triunfos após somar quatro empates nas cinco jornadas anteriores; recebeu e venceu o lanterna-vermelha Vila Real por 1-0, com um golo na segunda parte. A equipa orientada por André Anastácio soma agora 11 pontos e ocupa a 11.ª posição da tabela. Na próxima jornada, Os Sandinenses e Brito defrontam-se em São Martinho de Sande, no domingo, 10 de dezembro.
Já o Pevidém volta a jogar em casa no próximo fim de semana, frente ao quinto classificado Limianos, depois de ter empatado a zero neste domingo à tarde, perante o Vilar de Perdizes, no Campo de Jogos Albano Martins Coelho Lima. A equipa de André Brito perdeu terreno para o líder Camacha, que dista agora seis pontos. Os cavaleiros de São Jorge estão no segundo posto, com 21 pontos.
Campeonato de Portugal (Série B - Jornada 11) |
Vitória B 1-1 Marco |
A equipa B do Vitória marcou de novo passo no Campeonato de Portugal, ao somar o terceiro empate consecutivo na prova. Desta feita, a formação orientada por Tozé Mendes empatou na receção à AD Marco, num duelo em que chegou ao intervalo a vencer. Jota Pereira inaugurou o marcador aos 39 minutos, mas a equipa de Marco de Canaveses repôs a igualdade aos 58, por Varela.
A formação preta e branca ocupa a quinta posição da Série B, com 16 pontos após 11 jornadas, e visita, na próxima ronda, o Florgrade, 12.º classificado.
Voleibol: Liga Solverde (Primeira Fase - Jornada 12) |
Vitória SC 3-1 Sporting |
O Vitória recebeu o Sporting na penúltima jornada da primeira fase do principal campeonato feminino de voleibol e deu sequência aos triunfos de épocas anteriores sobre os leões: o de 2021/22, que carimbou a final da Taça de Portugal, em Viana do Castelo, e o 3-0 da época transata, também a contar para a fase regular do campeonato, no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense.
Ao contrário de jogos anteriores, marcados pelas derrotas nas vantagens, antes de o rendimento da equipa cair a pique, as vitorianas cerraram os dentes nos momentos decisivos e levaram a melhor quando estava tudo nivelado: assim aconteceu no primeiro set, com as comandadas de Hélder Andrade a virarem uma desvantagem de 24-22 para uma vitória por 24-26, e no terceiro, em que negou ao Sporting a possibilidade de fechar a seu favor, mesmo com o parcial a resistir até aos 33-31. Pelo meio, as verdes e brancas empataram, em mais um set nivelado.
O equilíbrio só desapareceu da partida no quarto set, dominado na totalidade pelo Vitória. As jogadoras de preto e branco selaram assim um regresso aos triunfos com três pontos que lhes permitem a subida provisória ao quinto lugar, com 24 pontos, a uma jornada do término da primeira fase. Nessa derradeira ronda, o Vitória desloca-se a Santa Maria da Feira para defrontar o recém-promovido Fiães.
Sábado, 02 de dezembro
Andebol 1 |
Avanca 23-24 Vitória SC |
Jogo de nervos em Aveiro, decidido com um livre de sete metros com o cronómetro já no tempo final. O Vitória SC venceu o Avanca na 12.ª jornada do principal escalão de andebol, confirmando o bom momento de forma.
Depois de um jogo que foi equilibrado, o Vitória SC assumiu a dianteira do marcador na fase final, conseguindo por algumas vezes vantagens de dois golos.
Mas, como tem sido apanágio dos jogos do Vitória nesta modalidade, foi preciso esperar até que o jogo se resolvesse fora de horas.
Uma (al)Avanca para a equipa de Eduardo Fernandes, a conseguir o terceiro triunfo consecutivo, o quinto sem perder.
Polo Aquático |
CN Coimbra 5-26 Vitória SC |
Foi um jogo praticamente sem história aquele a que se assistiu nas Piscinas Municipais Rui Abreu, tal o domínio da equipa de polo aquático do Vitória SC.
Frente ao Clube Náutico de Coimbra, os pupilos de Vítor Macedo venceram com uma margem confortável de 21 pontos. 5-26 foi o resultado final.
Salvador Lopes, com oito remates certeiros, foi uma das figuras do jogo, ao marcar quase um terço dos golos do Vitória.
Liga Placard Futsal |
Candoso 1-6 Ferreira do Zêzere |
Nova derrota do CR Candoso, expectável, ainda assim o resultado menos penoso até agora da equipa vimaranense no principal escalão de futsal.
1-6 foi o resultado final do jogo desta tarde, em Candoso, sendo a décima derrota consecutiva da equipa de Guimarães, que continua a contabilidade de uma época penosa: dez jogos, dez derrotas, 96 golos sofridos.
Sexta-feira, 1 de dezembro
Liga Betclic Basquetebol (Jornada 9) |
Vitória SC 72-64 Portimonense |
Após três derrotas consecutivas no principal escalão do basquetebol nacional, o Vitória SC regressou aos triunfos na tarde desta sexta-feira.
No Pavilhão Unidade Vimaranense, com Miguel Miranda de regresso ao banco de suplentes, a equipa vitoriana superiorizou-se ao Portimonense, vencendo por oito pontos.
72-64 foi o resultado final de um embate em que o Vitória SC chegou a ter dezanove pontos de vantagem para o seu adversário. Na próxima ronda o Vitória SC volta a jogar em casa: recebe o Galomar.