skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Degradação de edifício fecha rua nevrálgica do Centro Histórico

Bruno José Ferreira
Sociedade \ sexta-feira, maio 21, 2021
© Direitos reservados
Edifício está escorado, foi alvo de trabalhos de reforço e segurança mas aparenta sinais visíveis de degradação. Continua habitado, apesar de, por segurança, se fechar a rua.

Um edifício situado em pleno coração do Centro Histórico de Guimarães, com uma frente para a Praça de São Tiago, apresenta sinais visíveis de avançado estado de degradação que levaram a fechar a Rua Dr. António Mota Prego.

O edifício em causa, de três pisos, há muito que apresenta fissuras, mas a situação degradou-se nos últimos dias e no decorrer da semana uma equipa da Câmara Municipal de Guimarães esteve no local, decidindo vedar o acesso à referida rua, uma das principais vias de entrada na Praça de São Tiago.

Parte da fachada está reforçada na parte exterior com escoras, cenário que se repete no interior da casa. Segundo o que o Jornal de Guimarães apurou, o referido edifício continua habitado, mesmo também estando escorada por dentro. No rés-do-chão há um estabelecimento comercial de peças de arte e artesanato que continua aberta ao público.

Os engenheiros da Câmara Municipal de Guimarães têm estado a avaliar a situação, já foram feitos trabalhos de reforço e segurança da estrutura do edifício, quer no interior quer no exterior. Por precaução, entendeu-se que seria prudente não permitir a passagem nesta rua, ainda que a casa continue habitada.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: