DECIR 2021 contará com o maior número de sempre de meios envolvidos
A Comissão Nacional de Proteção Civil aprovou esta tarde, por unanimidade, a Diretiva Operacional Nacional nº 2/2020 - Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR 2021), numa reunião presidida pelo Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, realizada por videoconferência.
O DECIR 2021 contará com o maior número de sempre de meios envolvidos, em todas as fases de empenhamento. O dispositivo terrestre contará com 12.058 elementos, 2.795 equipas e 2.656 viaturas durante o período de maior empenhamento (Nível IV - 1 de julho a 30 setembro).
Pela primeira vez, em 18 anos, Guimarães não terá nenhuma corporação a integrar o Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR). Os Bombeiros das Taipas têm sido a única corporação de bombeiros do concelho de Guimarães a integrar o DECIR, constituindo equipas de forma ininterrupta desde 2003. No ano passado, em 2020, foi mesmo a corporação que mais auxílio prestou por todo o distrito.
A Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva 2030, prevista no Programa do Governo, pretende fomentar uma melhor articulação entre diversas políticas setoriais relevantes para a redução de riscos, através da implementação de mais de 130 medidas envolvendo cerca de 50 entidades da administração Central (perspetiva interministerial) e Local (câmaras municipais e juntas de freguesia), num horizonte temporal até 2030, de acordo com um Plano de Ação específico.