Dança-se ao sabor do morango no fecho da temporada do ciclo Terra
No último olhar à música e o cinema do mundo do ano, a quarta edição do ciclo Terra, organizada pela Capivara Azul, fecha com festa síria no CIAJG. A dupla TootArd, que ficciona e celebra os anos 1980 no Médio Oriente, sobe esta sexta-feira ao palco do CIAJG, pelas 21h30.
A quarta edição do ciclo Terra debruçou-se sobre o conceito de “ficções”, numa ligação reforçada com a programação do CIAJG. A partir da ideia de “ficções coloniais”, questionou a relação entre as músicas tradicionais não europeias, a presença colonial europeia nesses territórios e a forte ocidentalização da indústria musical. Tudo isto entre Março e Outubro.
Depois de Mário Lúcio, ícone da cultura cabo-verdiana, do brasileiro Mateus Aleluia, e das sonoridades da colombiana Pao Barreto, é a vez de Hasan e Rami Nakhleh. "TootArd (que em árabe significa “morango”) apresentam-se como uma banda de “pop em quarto de tom”. A sua música está repleta de ganchos pop e linhas melódicas em quarto de tom, desencadeando um turbilhão que homenageia as cenas de pista de dança do Médio Oriente dos anos 1980", escreve a Capivara Azul.
No novo longa duração, propõem-nos uma viagem no tempo. "Imaginemo-nos em 1980, numa discoteca em Beirute ou talvez no Cairo. É música contagiante e festiva, com um toque de nostalgia, ou não fosse um olhar sobre um tempo que já passou (ou será que nem chegou a existir?) em que a felicidade era um lugar possível no Médio Oriente", lê-se na mesma nota.
Os bilhetes estão à venda por 5 euros (para portadores do Cartão Quadrilátero Cultural), 7,5 euros (menores de 30 anos e outros descontos A Oficina) e 10 euros (público geral) e dão acesso às exposições do CIAJG no dia do espetáculo.