Curta do vimaranense Carlos Lobo selecionada para o Festival de Berlim
A curta-metragem "Aos Dezasseis", do vimaranense Carlos Lobo, foi selecionada para 72ª edição da Berlinale - Berlin International Film Festival. O filme terá a sua estreia mundial no festival alemão e integra a Competição Generation 14Plus, dedicada a obras contemporâneas que exploram a vida e o mundo juvenil.
"O filme nasce da experiência pessoal do realizador, que quis escrever uma carta de amor à beleza da juventude e a todas as suas lutas, esperanças e frustrações", explica a produtora portuense Olhar de Ulisses. Numa nota publicada nas redes sociais, o realizador Carlos Lobo agradece o apoio e mostrou uma "imensa satisfação" pela notícia.
"Um filme que deve a sua existência à produtora Olhar de Ulisses e à Cimbalino Filmes que apoiaram incansavelmente todo o filme desde a sua génese. Ao programa IMPACTA da Câmara Municipal de Guimarães que apoiou financeiramente o projeto. Foram muitas as pessoas que tornaram o filme possível, desde a equipa técnica, os atores e figurantes, os skaters, todos os locais onde filmamos, todos os que vieram ao casting, são muitos e ao nomear cada um corro o risco de esquecer alguém", escreve.
Um produção Olhar de Ulisses e Cimbalino Filmes e distribuição da Agência da Curta Metragem, o projeto foi também financiado pela Compete 2020.
Carlos Lobo nasceu em Guimarães, em 1974.Professor na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, é desde 2018 o coordenador do Mestrado de Fotografia na Escola das Artes e colabora com o Festival Internacional de Curtas Metragens de Vila do Conde. Membro fundador do Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, enquanto realizador, apresentou em 2019 a curta-metragem “A Table for One”, selecionada para o festival Porto/Postdoc. Enquanto fotógrafo, tem os seus trabalhos representados em importantes coleções nacionais e internacionais, tendo já exposto em várias galerias e museus como Serralves (Porto), CCB (Lisboa), Pinacoteca de S. Paulo (Brasil), etc.