Cross dos Conquistadores: meio milhar participou na primeira edição
O Parque da Cidade Desportiva, junto à Pista de Atletismo Gémeos Castro, em Guimarães, foi este domingo – 10 de novembro – palco da primeira edição do Cross dos Conquistadores, uma prova organizada pela Associação de Atletismo de Braga, em parceria com a secção de Atletismo do Vitória Sport Clube, com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães.
Com treze escalões em competição, em que marcaram presença cerca de 500 atletas (com um total de 465 a cruzarem a linha de chegada) em representação de 55 clubes, a prova integrou o campeonato zona norte, composto pelas associações de atletismo de Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real e ainda o campeonato regional de Corta-Mato Longo da Associação de Atletismo de Braga.
Num percurso que serve de base ao que será utilizado no Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo, que se realiza dentro de duas semanas no mesmo local, com a chancela da Federação Portuguesa de Atletismo, Paulo Barbosa do SC Braga e Mónica Silva do CD São Salvador do Campo, foram os vencedores absolutos.
Beatriz Rios do AC Póvoa de Varzim e Andreia Santos do C S R Desportivo Santiago fecharam o pódio feminino e o SC Braga fez o pleno no pódio com Diogo Rosário e Fernando Serrão. Nos escalões jovens venceram: Sub-10: Íris Queirós e João Teixeira Sub-12: Mariana Sousa e Tiago Silva Sub-14: Leonor Matias e Afonso Dinis Mendes Sub-16: Mariana Maciel e Gonçalo Carvalho Sub-18: Fátima Silva e Alex Sierpes Sub-20: Anastácia Kiseleva e Ricardo Vieira.
Para João Paulo Alves, diretor da secção de atletismo do Vitória SC, “onde não há tradição significa que existe uma oportunidade de a criarmos”, pelo que “temos aqui condições para criar uma prova de categoria internacional e o objetivo hoje foi utilizar toda a infraestrutura existente e dar o primeiro passo na direção de começarmos a criar tradição”.
“O facto de a maioria dos participantes terem sido jovens significa que o futuro do atletismo é promissor, temos é de dar condições para eles serem felizes a praticar atletismo e os resultados virão por si. Gostava de agradecer a todas as entidades que nos auxiliaram e ajudaram para tornar isto possível e o objetivo é para o ano termos o 2º Cross dos Conquistadores”, referiu o dirigente.
Já Manuel Pacheco, presidente da Associação de Atletismo de Braga, olha para esta prova como “um corta-mato à moda antiga, com um piso bastante pesado, exigindo dos atletas um esforço considerável”, considerando-o “um bom teste a um percurso que antecede o Campeonato de Nacional de Corta-Mato Longo”.
A Federação Portuguesa de Atletismo esteve representada por Rui Ferreira, vice-presidente deste organismo, destacando que “assistimos a prestações bastante interessantes que servem de aperitivo para o Campeonato Nacional”, garantindo estar “a trabalhar para que o atletismo continue a crescer em todas as regiões do país e eventos como este são essenciais para o desenvolvimento de futuros campeões.
Por último, o vereador com o pelouro do desporto, Nelson Felgueiras, deu conta que “é importante Guimarães receber este tipo de provas”. “Tivemos atletas de todo o norte do país e ainda alguns da região centro e outros da Galiza que vieram a Guimarães competir. É precisamente para isto que temos toda esta infraestrutura, e já havia lançado o desafio à organização de termos uma prova anual deste género em Guimarães. Parabéns à Associação de Atletismo de Braga e à secção de Atletismo do Vitória Sport Clube pela organização”, concluiu.