Conselho Municipal de Educação reúne esta quinta-feira: proposta a votação
O Conselho Municipal de Educação de Guimarães reúne esta quinta-feira no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães, contando com vários pontos na ordem de trabalhos.
Convocada por Domingos Bragança, líder máximo do município, a reunião tem como um dos principais pontos a apresentação e votação de uma proposta de ação apresentada pelo representante dos professores do ensino secundário, Francisco Teixeira.
Essa proposta visa, essencialmente, o acesso gratuito aos transportes e equipamentos culturais por parte dos estudantes que residam ou estudem no nosso concelho.
“As condições operantes dos currículos escolares estão profundamente ligadas e são profundamente influenciadas pela paisagem cultural e institucional do conjunto do município, desde logo pelo acesso que os estudantes têm ou não têm a uma mobilidade e a um acesso o mais livre e imediato possível às paisagens, lugares, equipamentos e eventos de natureza cultural e desportiva, não se podendo, aliás, destrinçar aquilo que é de natureza cultural e educacional”, pode ler-se na proposta de ação, que é resumida em três pontos:
- Que os transportes públicos a operar em território municipal sejam integralmente gratuitos para todos os jovens em idade escolar a residir ou estudar em Guimarães, independentemente dos seus circuitos escolares e domésticos ou da sua relação direta com o circuito escolar.
- Que o acesso aos equipamentos municipais de cultura, desporto, educação, e outros, sejam integralmente gratuitos para todos os jovens em idade escolar a residir ou estudar em Guimarães.
- Que o acesso aos eventos de cultura, desporto, educação, e outros, sejam integralmente gratuitos para todos os jovens em idade escolar a residir ou estudar em Guimarães, desde que tenham sido subsidiados em pelo menos 50% do seu orçamento global.