skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
21 fevereiro 2026
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Cónegos devorados pelos leões

Rodrigo Martins
Desporto \ sábado, fevereiro 21, 2026
© Direitos reservados
Moreirense não aguentou o poderio adversário e perdeu por 3-0 frente ao Sporting em sua casa. Os golos leoninos foram marcados por Francisco Trincão (52’), Geny Catamo (56’) e Luis Suárez (75’).

Depois do triunfo difícil em Vila do Conde (2-1), o Moreirense entrava em campo para um desafio mais complicado, desta vez frente ao bicampeão nacional Sporting, num encontro marcado pelo regresso do treinador Rui Borges a Moreira de Cónegos.

O início viu-se naturalmente dominado pelos leões, que detinham a maioria da posse de bola e iam atacando a baliza de André Ferreira, tendo o guarda-redes de 29 anos intervido em algumas ocasiões nesta fase.

A formação de Vasco Botelho da Costa mantinha uma postura pragmática e pouco ou nada criava ofensivamente, dada a coesão defensiva do Sporting. Na primeira vez que encontraram espaço no bloco mais recuado do adversário, Rodrigo Alonso disparou de fora de área, mas a bola acabou nas mãos de Rui Silva, executando o primeiro remate da equipa vimaranense.

A turma lisboeta dominava em campo, sempre a rondar a área do Moreira, mas ainda assim, sem criar oportunidades claras, dado ao grande trabalho defensivo da linha de quatro do Moreirense. Por volta da meia hora de jogo, os axadrezados viriam a invadir a área sportinguista novamente através de um livre, mas Dinis Pinto acabou por cabecear o esférico por cima.

O extremo do Sporting, Luís Guilherme, ainda assustou o conjunto da casa, mas o seu remate de fora de área saiu ao lado. E se este calafrio não bastava, Luís Suárez, já em cima do fim do intervalo, falhou o que não costuma falhar e desviou o cruzamento de Luís Guilherme junto ao poste direito de André Ferreira. O intervalo, entretanto, chegou e o Moreirense ia resistindo ao poderio do bicampeão, mantendo-se o nulo no resultado.

Depois do regresso dos balneários, o Sporting não tardou a criar perigo e na primeira ocasião, André Ferreira mostrou-se presente no cruzamento perigoso de Francisco Trincão. Mas a avalanche ofensiva dos leões era tal, que o golo acabou mesmo por surgir aos 52 minutos: cruzamento de Maxi Araújo e Francisco Trincão chutou rasteiro e inaugurou o marcador em Moreira de Cónegos, curiosamente, tendo marcado o seu primeiro golo nos últimos dois meses para a Liga e novamente no concelho de Guimarães (o último foi no triunfo por 4-1 frente ao Vitória SC).

E depois de um uma primeira parte com poucas chances de golo, o conjunto leonino viria mesmo a voltar a marcar aos 56 minutos e de que forma! Geny Catamo recebe junto à linha e depois de um belo trabalho individual, desvia a bola em arco e marca um autêntico golaço – sem hipótese para André Ferreira.

O segundo golo dos leões causou mossa ao Moreirense, que ainda demorou para se recompor dos dois tentos do oponente, mas uns minutos depois, Nile John, acabado de vir do banco, viu o seu remate rasteiro ser desviado por Hjulmand, que levou o esférico a encontrar-se com o travessão da baliza de Rui Silva

Mas depois de se expor, pagou caro – canto batido e a bola acabou por sobrar para Luis Suárez, que de pé direito, fez um golaço e bateu o guardião cónego, dilatando a vantagem sportinguista ao minuto 75. O aumento da desvantagem desmoralizou a turma de Vasco Botelho da Costa, o que fez com que o Sporting atacasse ainda mais o seu último terço, criando diversas oportunidades de golo.

O marcador não viria a mudar mais e o Moreirense regressa assim às derrotas, mantendo para já o sexto lugar na classificação, enquanto espera pelos outros resultados da Liga. Depois de um primeiro tempo valente a dificultar a ofensiva do Sporting, os cónegos não resistiram ao poderio do bicampeão e na segunda parte acabaram por sofrer três golos, que os levaram à derrota.

 A formação minhota desloca-se agora a Rio Maior, para defrontar o Casa Pia, no dia 1 de março às. 18h00, a contar para 24ª jornada.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #131 - O BRT e três projetos interrompidos pelo executivo de Ricardo Araújo