
Concurso “Respira Arte” regressa a Guimarães
O concurso Respira Arte, que mistura arte e ambiente, está de volta a um dos espaços comerciais da cidade, com o apoio do Laboratório da Paisagem e do Município de Guimarães, desafia artistas de todo o país a criarem uma obra original que transmita uma mensagem de compromisso com o ambiente. O prémio para o vencedor será de 2.000 euros, além da oportunidade de ver a sua obra exposta durante 12 meses numa tela de 85 metros quadrados, na Avenida Conde Margaride — uma das zonas mais movimentadas da cidade.
A iniciativa é dirigida a artistas profissionais e amadores, com mais de 18 anos e residentes em Portugal, desafiando-os a criar uma peça única inspirada na fachada do Espaço Guimarães, transformando-a num símbolo de sustentabilidade.
A obra vencedora será impressa numa tela com características tecnológicas inovadoras, capazes de purificar o ar, com um impacto equivalente ao de cerca de 100 árvores. No final do ano, a tela será doada a uma associação local, que a reutilizará para criar sacos reutilizáveis.
As candidaturas decorrem entre 7 de abril e 7 de maio, e o vencedor será anunciado a 9 de maio.