skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Lotação esgotada para o Concerto de Ano Novo da Orquestra de Guimarães

Redação
Cultura \ terça-feira, dezembro 26, 2023
© Direitos reservados
Espetáculo agendado para as 17h00 de 01 de janeiro, no Centro Cultural Vila Flor, evoca a Belle Époque e os salões de baile da transição do século XIX para o XX, com obras de Chopin, Strauss ou Ravel.

Protagonista habitual do Ano Novo vimaranense, a Orquestra de Guimarães regressa ao palco do Centro Cultural Vila Flor em 01 de janeiro de 2024 para uma atuação com casa cheia: os quase 800 lugares do Grande Auditório Francisca Abreu estão preenchidos para o Concerto de Ano Novo, agendado para as 17h00, informa o portal Bilheteira Online. O custo unitário dos ingressos era de 7,50 euros ou de cinco euros, com desconto.

Com direção de Vítor Matos, maestro e presidente da Sociedade Musical de Guimarães, a Orquestra de Guimarães vai homenagear os salões de baile da designada Belle Époque, período da história europeia que se estende do último quartel do século XIX até à eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914.

Para além das habituais obras da família Strauss, coreografadas pela Academia de Bailado de Guimarães, o espetáculo reúne obras de Chopin, Suppé, Leo Delibes, Franz Lehàr ou Ravel. Este último compositor é lembrado através da obra-prima impressionista La Valse, escrita no final da Primeira Grande Guerra, que serve de homenagem a uma Viena depauperada face à queda do então Império Austro-Húngaro.

Fundada em 2014, por iniciativa da Câmara Municipal, a Orquestra de Guimarães realiza vários concertos ao longo do ano, em parte associados a residências artísticas.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: