Comunidade católica de Pevidém despede-se do seu padre nos últimos 48 anos
Sacerdote católico desde 1961, Serafim da Silva Ferreira vai presidir pela última vez a uma eucaristia em São Jorge de Selho como pároco daquela comunidade. A cerimónia está marcada para as 18h00 deste sábado e assinala a despedida de um percurso de 48 anos em Pevidém.
Em 21 de julho, a Arquidiocese de Braga confirmou a dispensa de Serafim da Silva Ferreira da paróquia de São Jorge de Selho e Paraíso, correspondente ao território da vila de Pevidém, no Arciprestado de Guimarães e Vizela. Aos 86 anos, o padre nascido na freguesia vimaranense de São Clemente de Sande cessa as funções que exercia desde 1975, altura em que substituiu Albertino Martins, sacerdote que deixou a paróquia na sequência de forte contestação da população.
Ordenado sacerdote em 09 de julho de 1961, Serafim da Silva Ferreira presidiu por 14 anos à paróquia de Paredes de Coura, tendo sido o primeiro diretor do jornal de cariz religioso União de Coura, fundado em 1964.
O sacerdote vai ser substituído por Paulo Neiva, até agora pároco de Bouro Santa Maria, de Bouro Santa Marta, de Goães São Tiago e de Seramil São Paio, no arciprestado de Amares. A eucaristia de tomada de posse está marcada para as 16h00 de 17 de setembro, domingo. No intervalo entre 09 e 17 de setembro, não haverá eucaristias em São Jorge de Selho.