skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
09 outubro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Coligação "Juntos por Guimarães" apoia decisão do MetroBus intermunicipal

Sofia Rodrigues
Política \ terça-feira, outubro 07, 2025
© Direitos reservados
A Coligação "Juntos por Guimarães" congratula-se com a decisão do Governo de avançar com o MetroBus, investimento de 200 milhões que ligará Guimarães a Braga e à futura estação de Alta Velocidade.

A coligação "Juntos por Guimarães" (CJpG) manifestou a sua satisfação com a decisão do Governo de avançar com o MetroBus, projeto que ligará Guimarães a Braga e à futura estação ferroviária de Alta Velocidade. O investimento, estimado em 200 milhões de euros, será integralmente financiado pelo Estado, abrangendo estudos, terrenos, obra e material circulante.

Ricardo Araújo, candidato da coligação à presidência da Câmara Municipal de Guimarães, sublinhou que a decisão “vem confirmar a viabilidade da solução que sempre defendi junto do Governo. O MetroBus é uma solução para implementar no imediato, ajudando a responder aos problemas de mobilidade que Guimarães foi acumulando ao longo dos anos”.

O candidato criticou a proposta do Partido Socialista, que defendeu anteriormente a construção de um metro de superfície. “O PS pretende levar esta irresponsabilidade a outro nível: defende a ilusão do metro de superfície para o qual não tem qualquer fonte de financiamento e, como já admitiu o seu candidato, nem sabe como seria pago”, afirmou.

Para Ricardo Araújo, a posição do Governo “prova que a candidatura da coligação é a candidatura das soluções e que a candidatura do partido socialista é a candidatura que pretende continuar a atrasar Guimarães”. Acrescentou ainda que, nas eleições autárquicas de 12 de outubro, “os Vimaranenses vão escolher entre a oportunidade de abrirem um novo ciclo de progresso e desenvolvimento (…) e uma candidatura, a do PS, que tudo promete e que pouco ou nada faz”.

A coligação destaca que o MetroBus representa uma solução “moderna, sustentável e financeiramente responsável”, em canal próprio e segregado, assegurando transporte público fiável, seguro e eficiente. Sublinha ainda que o projeto evitará custos acrescidos para os cofres municipais e permitirá responder aos desafios ambientais e às necessidades quotidianas de mobilidade.

Segundo a CJpG, esta decisão marca “uma vitória de todos os Vimaranenses” e um “sinal claro de que a cooperação e o planeamento realista trazem resultados concretos”. O MetroBus deverá ligar as principais zonas urbanas e industriais do concelho, melhorando a acessibilidade e o conforto para milhares de cidadãos e integrando Guimarães num eixo regional de transportes públicos.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #124