skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
11 agosto 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Coligação JpG apresenta candidatos em Gondar e Santa Eufémia

Sofia Rodrigues
Política \ segunda-feira, agosto 11, 2025
© Direitos reservados
Candidatos da coligação “Juntos por Guimarães”, Vítor Rocha e Sofia Silva, apresentaram projetos para Gondar e Santa Eufémia, com a presença do candidato à Câmara Municipal pela CJpG, Ricardo Araújo.


A coligação “Juntos por Guimarães” apresentou, nos dias 8 e 9 de agosto, os seus candidatos às Juntas de Freguesia de Gondar e Santa Eufémia, defendendo propostas assentes na proximidade, inovação e desenvolvimento económico, com enfoque na melhoria da qualidade de vida das populações.

Em Gondar, Vítor Rocha assumiu a candidatura com o objetivo de promover “uma mudança real” na freguesia. “Estou aqui pela força de muitos gondarenses que me apoiaram, mas também porque acredito que Gondar pode ser muito mais. Aqui nasceram as nossas famílias, criámos os nossos lares. Este é o nosso passado, o nosso presente e, com trabalho, o nosso futuro”, afirmou.

Entre as suas propostas estão a criação de dois postos de trabalho para reforçar a limpeza e manutenção de espaços verdes, apoio a associações, clubes desportivos, grupos culturais e à paróquia, bem como iniciativas para dinamizar o comércio local. “Queremos uma junta transparente, com portas abertas a todos. A voz dos cidadãos será ouvida e respeitada. Não prometemos milagres, mas garantimos que vamos trabalhar com proximidade e empenho”, acrescentou o candidato.

O cabeça de lista à Câmara Municipal, Ricardo Araújo, sublinhou que Gondar “precisa de alguém comprometido e que lute pelo melhor para a sua terra” e considerou que a freguesia tem sido “negligenciada pelo Partido Socialista”. Entre as prioridades apontou a habitação, a captação de empresas e a criação de emprego, bem como a requalificação da N310, do parque escolar e a construção de novas creches. “Depois de quatro décadas de governação socialista, é hora de mostrar que Gondar e Guimarães podem ser melhores”, concluiu.

Em Santa Eufémia, a candidata Sofia Silva apresentou uma visão centrada na união e participação da comunidade. “Estamos aqui para fazer mais e melhor pela nossa terra, mas, mais que isso, pelas pessoas da nossa terra. A minha total disponibilidade é para servir as pessoas de Santa Eufémia”, disse.

As propostas incluem a criação de zonas 30, a requalificação da EB1/JI Cerca do Paço, tornando-a mais inclusiva e segura, e a revitalização do Centro Cívico como espaço de lazer e convívio. Sofia Silva defendeu também uma junta “porta a porta”, próxima das pessoas e das instituições locais.

Ricardo Araújo, presente na sessão, elogiou a atual presidente da Junta e mandatária da candidatura, Natália Fernandes, e destacou a competência da candidata. O cabeça de lista à autarquia defendeu ainda a melhoria das acessibilidades, o reforço do transporte público e a construção de mais habitação, tanto pública como privada. Entre os compromissos e urgências apontou também a suspensão do projeto da via do AvePark, por considerar que irá afetar terrenos em várias freguesias. Para o candidato, é fundamental “criar soluções para transformar Guimarães num concelho de inovação, onde empresas possam crescer e pessoas possam viver com mais qualidade de vida”.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #124