
Coligação JpG apresenta candidatos às juntas de Urgezes e Mesão Frio
No sábado, dia 12 de julho, a coligação "Juntos por Guimarães" deu a conhecer os seus candidatos às freguesias de Urgezes e Mesão Frio, apresentando projetos assentes numa política de proximidade e transformação.
Em Urgezes, João Pedro Silva, natural da freguesia, divulgou a sua convicção para "dar início a um novo ciclo político na freguesia", comprometendo-se a devolver a voz aos cidadãos e a liderar com seriedade, proximidade e responsabilidade. O candidato, apresentou propostas voltadas para os seniores, com programas de literacia financeira, saúde, cultura e envelhecimento ativo, em articulação com instituições como a ASCU, bem como propostas para a juventude, incluindo o reforço de atividades culturais e desportivas, apoio nas pausas letivas e a criação de um boletim informativo da freguesia. João Pedro Silva defendeu ainda a melhoria dos acessos pedonais a infraestruturas essenciais, como o centro de saúde, escola, farmácia e igreja, a valorização do património cultural e a promoção do espaço público como ponto de encontro e identidade.
Já em Mesão Frio, Margarida Freitas partilhou a sua vontade de ver uma liderança assente na verdade, cooperação e compromisso. A candidata destacou a necessidade de despertar a freguesia para o seu verdadeiro potencial e apresentou um programa com propostas como a reabilitação da Escola Básica de Cruz de Argola, a valorização do Agrupamento de Escolas de Santos Simões, o reforço da rede de habitação, melhores ligações de mobilidade e o desenvolvimento económico, com o objetivo de fixar população e atrair novos investimentos. "Mesão Frio não pode continuar adormecida", afirmou Margarida, lembrando que se trata de uma freguesia com mais-valias por explorar, um presente ativo e um futuro promissor.
Ricardo Araújo, candidato à Câmara Municipal de Guimarães pela mesma coligação, marcou presença nas duas apresentações, sublinhando o perfil crítico, comprometido e próximo de ambos os candidatos. Para o cabeça de lista, tanto Urgezes como Mesão Frio devem integrar-se na estratégia de crescimento urbano e sustentável do concelho. Para Ricardo Araújo, "Guimarães precisa de voltar a crescer e Mesão Frio tem de fazer parte desse caminho"e "Urgezes deve desempenhar um papel estratégico no desenvolvimento urbano do concelho, com mais habitação, mais serviços e melhor mobilidade".