De Vermil, as CLAV espalham-se Ave fora e chegam ao moinho de Moreira
Atingida a fasquia dos 50 concertos na primeira temporada de 2023, as CLAV Live Sessions lançam-se para o maior número de concertos numa só temporada na segunda metade do ano. Os quatro artistas convidados vão multiplicar as suas performances por quatro, o que redunda num ciclo de 16 concertos entre setembro e dezembro.
Cada um dos músicos protagoniza um concerto no Centro e Laboratório Artístico de Vermil no habitual formato de streaming, para um número máximo de 15 pessoas, cada uma a viver a sua experiência nos headphones, e parte, nos três dias seguintes, para uma mini tournée que se espalha desde Guimarães até ao Porto, passando por Vila Nova de Famalicão.
A 51.ª CLAV Live Session estará a cargo de A Urtiga, entre 27 e 30 de setembro, seguindo-se Pedro Branco, entre 25 e 28 de outubro, Catarina Branco, que esteve no mais recente Vai-m’à Banda, entre 22 e 25 de novembro, e José Valente, entre 13 e 16 de dezembro.
Além de Vermil, o outro palco a receber os quatro artistas é o Moinho de Moreira de Cónegos, perto das piscinas municipais. Novidade nas CLAV Live Sessions, o espaço recebe A Urtiga em 28 de setembro, Pedro Branco em 26 de outubro, Catarina Branco em 23 de novembro e José Valente em 14 de dezembro, sempre a partir das 21h30.
O auditório da Junta de Freguesia de Airão São João é o outro palco vimaranense das CLAV Live Sessions: recebe A Urtiga em 30 de setembro, às 21h30, e José Valente, para o último concerto da temporada, em 16 de dezembro, a partir da mesma hora.
A segunda temporada de 2023 distribui-se ainda por quatro palcos de Vila Nova de Famalicão - Parque de Lazer de Gondifelos, pelo Salão Nobre da Junta de Freguesia de Mogege, pelo Salão Nobre da Junta de Freguesia de Ribeirão e pelo Auditório António Gomes, em Ávidos – e pelo espaço Apuro, no Porto.
Alberto Fernandes, diretor artístico do CLAV, músico, produtor e realizador, destaca que esta nova série das CLAV LIVE SESSIONS reflete anos de esforço e dedicação. Ele enfatiza a crescente relevância dessas sessões no cenário musical, tanto a nível nacional quanto internacional.
Os projetos selecionados para as próximas quatro CLAV Live Sessions passaram por um criterioso processo de seleção entre 64 propostas artísticas emergentes que responderam à call realizada no início do ano. A tour associada a essa visão arrojada tem como objetivo a concretização de políticas públicas de descentralização cultural e ampliar o acesso à cultura para um público que, de outra forma, poderia não ter essa oportunidade enriquecedora, acrescenta o diretor artístico.
O projeto conta com apoio financeiro dos municípios de Guimarães e de Vila Nova de Famalicão e apoio financeiro e logístico das juntas de freguesia envolvidas.
Programa
51ª CLAV LIVE SESSION - A URTIGA
27 de Setembro/ 21h30m - CLAV em Vermil - Guimarães
28 de Setembro/ 21h30m - Moinho de Moreira de Cónegos - Guimarães
29 de Setembro/ 22h00m - Parque de Lazer de Gondifelos - V.N. de Famalicão
30 de Setembro/ 21h30m - Auditório da Junta de Airão S. João - Guimarães
52ª CLAV LIVE SESSION - PEDRO BRANCO
25 de Outubro/ 21h30m - CLAV em Vermil - Guimarães
26 de Outubro/ 21h30m - Moinho de Moreira de Cónegos - Guimarães
27 de Outubro/ 21h30m - Salão Nobre da Junta de Mogege - V.N. de Famalicão
28 de Outubro/ 21h30m - APURO - Porto
53ª CLAV LIVE SESSIONS - CATARINA BRANCO
22 de Novembro/ 21h30m - CLAV em Vermil - Guimarães
23 de Novembro/ 21h30m - Moinho de Moreira de Cónegos - Guimarães
24 de Novembro/ 21h30m - Salão Nobre da Junta de Freguesia de Ribeirão - V.N. de Famalicão
25 de Novembro/ 21h30m - APURO - Porto
54ª CLAV LIVE SESSION - JOSÉ VALENTE
13 de Dezembro/ 21h30m - CLAV em Vermil - Guimarães
14 de Dezembro/ 21h30m - Moinho de Moreira de Cónegos - Guimarães
15 de Dezembro/ 21h30m - Auditório António Gomes- Avidos - V.N. de Famalicão
16 de Dezembro/ 21h30m - Auditório da Junta de Airão S. João - Guimarães