skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
23 abril 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Cirilo alega falta de informação financeira e pede regulamento eleitoral

Redação
Desporto \ terça-feira, fevereiro 25, 2025
© Direitos reservados
Pedido da lista A às eleições do Vitória surge após reunião entre membros da lista A e conselho fiscal em exercício, que alegou não dispor de mais informação além da que é relativa até 31 de dezembro.

A candidatura de Luís Cirilo Carvalho às eleições do Vitória SC volta a reivindicar mais informação relativa às finanças do clube e da SAD e sugere a criação de um regulamento eleitoral para assegurar que listas concorrentes a futuras eleições disponham de mais dados sobre o estado do universo vitoriano.

Depois de ter lamentado a ausência de informação em conferência de imprensa realizada em 18 de fevereiro, a candidatura “Por um Vitória maior” adianta, em comunicado, que a candidata a vice-presidente para a área financeira, Cristina Cepa Carvalho, e o candidato a presidente do conselho fiscal, Marcos Carvalho, reuniram com o atual presidente do conselho fiscal, Ricardo Lobo, e com o vogal, João Freitas, a propósito da situação financeira atual.

Segundo a nota enviada às redações, os membros do conselho fiscal em funções dizem não ter “mais dados financeiros do que os disponibilizados pelo site do Vitória Sport Clube na passada terça-feira”, minutos antes da apresentação do programa eleitoral da lista A, apesar de já terem pedido um balancete atualizado à direção em exercício, com a qual ainda não tiveram oportunidade de reunir.

“O próprio conselho fiscal quer receber um balancete atualizado para aprofundar qual o passivo corrente em concreto que desceu e qual o passivo não corrente em concreto que subiu”, lê-se.

Questionados pela informação financeira pedida a 30 de janeiro de 2025, os dois membros do conselho fiscal disseram não ter conhecimento da missiva da lista A, prossegue o comunicado.

Convencida de que é mais importante falar do futuro do que do passado do Vitória SC, a candidatura de Luís Cirilo Carvalho reitera que “o futuro merece respeito para com os sócios” e que “informar e prestar contas é um dever e um direito em democracia”, daí sugerir um regulamento eleitoral nesse sentido para escrutínios futuros.

“Entre os presentes, foi unânime a necessidade de um regulamento eleitoral que define, entre outras, regras claras sobre a informação a partilhar com os respetivos candidatos e os timings de disponibilização da mesma, após validação das listas concorrentes à eleição dos órgãos sociais do clube”, refere o comunicado. A lista A defende ainda que as listas aos vários órgãos sociais devem ser apresentadas em separado, para garantir “a total independência” dos diferentes órgãos sociais.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #93