Cidades na História: mais de cem de investigadores reúnem em Guimarães
O Centro Cultural Vila Flor será o palco da III.ª edição do Congresso Internacional As Cidades na História, uma iniciativa com génese na Guimarães Capital Europeia da Cultura em 2012, tendo a sua terceira edição de quarta a sexta-feira – 25 a 27 de outubro.
Partindo da ideia original, há mais de uma década, em que se “lançou o desafio aos diferentes parceiros europeus de aprofundamento da história das suas cidades na longa duração”, a ambição é a mesma: criar uma “ocasião de diálogo e de encontro de raízes culturais comuns”.
Pata esta terceira edição da iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Guimarães, juntamente com a Casa de Sarmento – Universidade do Minho e pelo Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, o congresso reúne mais de uma centena de investigadores de várias universidades nacionais e internacionais.
O evento dividir-se-á em cinco grandes áreas temáticas; a cidade no mundo antigo, na época medieval, moderna, contemporânea e, finalmente, a cidade da do presente e do futuro. Cada uma destas áreas terá uma sessão plenária estruturada em torno de dois conferencistas, um português e outro de fora de Portugal, e um conjunto de sessões paralelas de apresentação de resultados sobre as respetivas temáticas.
Destacamos nesta edição as conferências inaugurais, proferidas pelos Professores Vicente Pérez Moreda e José Ignacio Fortea Pérez, bem como a mesa-redonda sobre A Cidade do Futuro, com a participação dos Professores Javier Gutiérrez Puebla, Paula Remoaldo e Ricardo Trevisan.
Durante o congresso serão lançadas duas novas publicações: Raízes de uma Vila Industrial As gentes de Ronfe (Guimarães) entre os séculos XVI e XX, de Maria Norberta Amorim (25 outubro | 10h00) e Livros de notas de um ourives feirante José Moreira Pinto de Carvalho (1806-1864), de Manuela de Alcântara Santos (26 outubro | 18h30).