skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

CIAJG projeta filmes de Mauro Cerqueira e Flávia Vieira a 27 de abril

Redação
Cultura \ quarta-feira, abril 23, 2025
© Direitos reservados
O Centro Internacional das Artes José de Guimarães exibe, a 27 de abril, os filmes dos artistas Mauro Cerqueira e Flávia Vieira, numa sessão gratuita que marcará o último dia das suas exposições.

Domingo, dia 27 de abril, a partir das 16h00, será possível descer à black box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) para uma sessão de projeção dos últimos filmes dos artistas Mauro Cerqueira - "Amazigh - Tecer estradas a caminhos”- e Flávia Vieira- “El Otro Color” -, sendo um momento de entrada gratuita, até ao limite da lotação disponível, que marcará o último dia das exposições destes mesmos artistas, que estiveram presentes no museu durante os últimos meses.

Conforme descreve A Oficina em comunicado de imprensa, "Amazigh - Tecer estradas a caminhos" é o segundo filme de Mauro Cerqueira a partir de Marrocos, relatando o encontro do artista com a cultura e identidade dos povos Berbere/amazigh na região do médio atlas, a partir de uma deriva pelo território guiada pelo som dos músicos nómadas. Já “El Otro Color", estreado em março no Museu do Prado, em Madrid, trata-se de um filme de Flávia Vieira que parte do imaginário da história da Pau-brasil, uma árvore cujo pigmento negro marcou a moda e a economia europeias nos séculos XVI e XVII. Com imagens do único exemplar desta árvore em território espanhol e das coleções do Museu do Prado e do Museo del Traje, o vídeo reflete criticamente sobre a identidade, o poder e a diáspora da cor preta no imaginário ocidental.

Domingo, será o último dia para visitar as exposições que ocuparam o CIAJG nos últimos meses: "Canções para um burro morto", de Mauro Cerqueira, “Milagro", de Flávia Vieira e "CHÃO", de Carmela Gross, Fuentesal Arenillas, Ghislaine Leung, Gordon Matta-Clark / Museo Nacional de Bellas Artes (Chile), Lorenza Böttner, Márcia X e Ricardo Ventura, Pepe Espaliú, Pope. L, Ricardo Basbaum, Teresa Silva, Trisha Brown, Tunga. Neste dia decorrerá ainda o lançamento dos cadernos de exposição que documentam, com material inédito, de texto e imagem, desses três projetos expositivos.
  
As várias exposições do CIAJG estão abertas a todas as idades de terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h00, e ao sábado e domingo, das 11h00 às 18h00. A entrada geral para visita a todas as exposições do CIAJG tem o valor de 4 euros - ou 3 euros com desconto -, sendo gratuita aos domingos de manhã - das 11h00 às 14h00- e em qualquer dia e horário para crianças até 12 anos.

A informação completa sobre a programação pode ser encontrada no site da CIAJG e na A Oficina.

 

©Fotografia de Vasco Célio Stills

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #93