CDU quer saber se classificação da Muralha como Monumento Nacional avança
O grupo municipal da CDU quer saber se o processo de classificação da Muralha como Monumento Nacional já foi iniciado e questiona o município para saber "que iniciativas tomou o executivo municipal para dar cumprimento à proposta da CDU" de 2016.
Nesse ano, a CDU fez aprovar na Câmara Municipal uma proposta que visava preencher "um vazio que coloca a muralha de Guimarães numa situação insólita", diz, em nota, a coligação que junta comunistas e ecologistas. E explica: "Não sendo classificada como Monumento Nacional, foi objeto de uma portaria que lhe delimita uma Zona Especial de Proteção própria, sustentada, erradamente, na suposta classificação de 1910".
"A classificação justificava-se por este se tratar, por si só, de um monumento singular, com inestimável valor cultural e uma inegável dimensão simbólica, para a cidade e para Portugal", refere a nota. Nela, lembra-se que o espaço está já protegido por vários instrumentos: para além da ZEP fixada em 1958, a inclusão da cerca de muralhas na ZEP do Núcleo Urbano da Cidade de Guimarães e na Zona Especial de Proteção Conjunta do Castelo de Guimarães, da Igreja de São Miguel e do Paço dos Duques de Bragança.